Fora Agripino: sócio de empreiteira que aparece na Operação Faktor da Polícia Federal

O acordão que o senador José Agripino Maia (DEMos/RN) fez com PMDB nos bastidores do Senado, para abafar os escândalos da casa, tem um ingrediente extra.

O líder do DEMos no Senado, é um sócio (acionista) da empreiteira EIT Empresa Industrial Técnica S.A.

Pelo menos até 2002, quando declarou seus bens, à Justiça Eleitoral, da última vez que disputou eleição.

Durante as investigações da Operação Faktor de Polícia Federal (originalmente chamada de Boi Barrica), que investigou Fernando Sarney (filho de José Sarney), a EIT Empresa Industrial Técnica S.A. aparece com indícios nas interceptações de telefonemas e e-mails.

Agripino, antes da política foi gerente da empreiteira:

Quando era recém-formado em engenharia, antes entrar diretamente na política, Agripino trabalhou na empreiteira EIT, da qual se tornou sócio mais tarde.

O currículo do senador líder do DEMos indica:
- Engenheiro-Chefe de Obras EIT
- Empresa Industrial Técnicas S/A (1969/ 72).
- Gerente Regional da EIT - Empresa Industrial Técnica S/A, para os Estados da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco e Paraíba (1972/ 75).

Gerente Regional, cuidando de obras no Nordeste, deve ter-lhe dado experiência no trato com licitações e contratos públicos, do outro lado do balcão, do lado das empreiteiras.

Hoje em dia, muitos jornalistas costumam chamar gerentes de empreiteiras de lobistas.

Nessa época em que atuava do lado da empreiteira, o pai, Tarcísio Maia, era ligado ao General Golbery do Couto e Silva, e foi indicado (sem eleições diretas) governador do Rio Grande do Norte (início do governo em 1975).

Seu tio, Lavoisier Maia, também era outro político influente da dinastia Maia, e sucedeu o pai de Agripino no governo do RN. Ao tomar posse como governador nomeou Agripino prefeito de Natal, trocando de lado do balcão das empreiteiras.

Porém, mesmo político, Agripino, ocupando cargos de prefeito, governador e senador, virou acionista da empreiteira.
Leia mais...
Blog Amigos do Presidente Lula
Informação do Blog do Latinha: A EIT (Empresa Industrial Técnica S.A.) é a empreiteira que ganhou a licitação e fez a obra da Barragem do Poço do Magro em Guanambi,que foi iniciada no período de FHC. As obras de construção da barragem, projetadas em 1983 e iniciadas em 2001, sofreu interrupção no final do Governo FHC. No Governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a Codevasf negociou a continuidade da obra com o objetivo de não ter quer realizar nova licitação e a barragem foi concluída.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão