Caiu a máscara: Globope não faz pesquisa. Faz política

Carlos Augusto Montenegro torce com igual devoção pelo Botafogo e pela Globo

O Conversa Afiada reproduz comentário do amigo navegante Alberto:

IBOPE toma partido

Por Alberto Porém Jr.

O que é isso?
“Dono do Ibope anima o PMDB a disputar a vaga de Lula
De Ilimar Franco:
A cúpula do PMDB se reuniu, quarta-feira à noite, com o presidente do Ibope, Carlos Augusto Montenegro. Ele pregou a candidatura própria à Presidência da República e sugeriu que o presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), concorresse, mesmo para perder.
“O Lula disputou três até vencer, o Serra já concorreu uma vez, o Ciro, duas”, lembrou. E disse mais: 1. “O PMDB é o grande partido do país e deve ter um projeto nacional”; 2. “O DEM quase não tem representatividade no país”; 3. “O PSDB é muito paulista”; 4. “O PT vai ter resultados pouco expressivos nos estados”.
Ele não conseguiu botar fogo na platéia.”
Hein???
No título, o Montenegro anima e na conclusão ele não bota fogo?
- Tem gente tomando a “canjibrina” demais!!!Comentário
Os institutos de pesquisa estão se metendo no mesmo processo que desmoralizou as agências de risco: passam a tomar partido de seus contratantes.
Depois da escandalosa pesquisa de Antonio Lavareda sobre Marina Silva, as diferenças inexplicáveis entre as do Vox Populi e do Datafolha.
Montenegro caminha na mesma direção do Datafolha, tentando convencer candidatos a se lançarem à campanha federal, deixando de lado o palco paulista. Não foi coincidência que, logo após a pesquisa do Datafolha, o jornal sair com um editorial recomendando a Ciro Gomes a candidatura à presidência, não ao governo de São Paulo.
No ano passado, Montenegro já cometia o absurdo de considerar imbatível a candidatura José Serra. Nenhum analista sério de pesquisas de opinião cometeria esse absurdo, de definir resultados definitivos 24 meses antes das eleições.
O curioso são os que ironizam a tese da conspiração noticiosa. Essa ação coordenada, de um mês de factóides em cima de Dilma, de pesquisas do Datafolha tentando tirar Ciro de São Paulo, de Montenegro tentando convencer o PMDB a lançar candidato, é o que? Mera coincidência, diriam os críticos das teorias conspiratórias.

Em tempo: o post acima foi publicado originalmente pelo navegante Alberto Porém Jr. no blog do Nassif. E reproduz também um comentário de Luís Nassif.
Leia também:
Serra naufraga ainda mais nas pesquisas
Fonte: Conversa Afiada - Paulo Henrique Amorim

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão