Porque os blogs assustam


Nesta batalha contra o ataque da mídia aos blogs, para a qual convoco a todos, peço a vocês que discutam comigo o texto, o meu artigo semanal publicado no Blog do Noblat na última sexta-feira, antes do feriado: "Porque os blogs assustam". Com base na campanha absurda que fizeram contra o Blog Dados e Fatos da Petrobras, analiso como ao antecipar as informações, a PETROBRAS tira da mídia uma arma que tem sido usada quando interessa a esta e a seus aliados e apenas contra o governo Lula e o PT.

Também discuto as razões dessa reação virulenta da mídia, capaz de tudo para manter o monopólio da informação que detém de fato, e das verbas de publicidade do governo federal das quais recebeu a maior fatia durante décadas. Falo, também, dos próximos passos da Associação Nacional de Jornais (ANJ) quanto da Associação Brasileira de Empresas de Rádio e TV (ABERT), no sentido de controlar e censurar a internet e, aos quais, todos precisamos ficar atentos.

E lembro que elas - e todos aqueles que defendem esse controle e censura - já tem à mão o substitutivo do deputado Bispo Gê Tenuta (DEM-SP) ao PL/29, em tramitação nas comissões da Câmara. A proposta trata da regulamentação da TV paga e exclui da normatização os conteúdos audiovisuais distribuídos por meio da rede mundial de computadores, mas impõe uma série de restrições à internet.

Com esse projeto do Bispo Gê - proposta também chamada de AI-5 digital - o objetivo, não tenham dúvidas, é impedir a democratização da informação proporcionada pela convergência das mídias. É nesse sentido que vão caminhar os que defendem uma volta às trevas vigente no auge da ditadura: o controle e a censura da informação nos blogs e na internet.

Acessem meu artigo publicado no Blog do Noblat e na seção Artigos do Zé.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão