MPF em Guanambi (BA) começa a funcionar

Com jurisdição sobre 40 municípios do sudoeste baiano, a nova PRM vai ampliar o acesso da população ao MPF. O atendimento ao público será de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h.
A Procuradoria da República no Município (PRM) de Guanambi (BA), acerca de 796 km de Salvador, começou a funcionar em março último, em sede própria, na Rua Gustavo Bezerra, 243, Centro. A nova PRM é a penúltimaunidade do Ministério Público Federal na Bahia (MPF/BA) com sede própria instalada em um município no interior do estado e integra o processo deinteriorização do MPF no país, acompanhando o Judiciário Federal.
O objetivo é ampliar o acesso da população à instituição, cujo atendimento ao público será feito de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14hàs 17h.Com atribuição sobre 40 municípios do sudoeste baiano, a PRM/Guanambi tem sob sua responsabilidade propor e acompanhar processos civis ecriminais na Subseção da Justiça Federal na cidade, envolvendo atribuições do MPF na defesa dos interesses sociais e individuaisindisponíveis.
A instalação da PRM/Guanambi facilitará o acesso da população àinstituição, que era feito somente por meio da capital baiana,proporcionado uma maior cobertura da atuação do MPF na região,notadamente nas área de defesa do meio-ambiente, da cidadania e combate à improbidade administrativa.
Denúncias - Qualquer cidadão pode informar uma irregularidade à PRM, o que pode ser feito por escrito ou por meio de depoimento na própriaProcuradoria da República. A partir do relato e, constatada a atribuiçãodo MPF para atuar no caso denunciado, é instaurado um procedimento investigatório na área civil ou criminal para apurar os fatos.
Na PRM/Guanambi existem atualmente na área civil 275 procedimentosadministrativos, destes 125 foram instaurados no ano passado. No âmbito criminal, 297 inquéritos criminais e 22 ações penais estão em curso. Apesar da PRM só estar fisicamente a partir de março deste ano emGuanambi, o MPF vem atuando no município e em outras regiões do sudoestebaiano desde a implantação da Subseção da Justiça Federal na cidade, em fevereiro de 2006.
Além do MPF que acaba de chegar, outras instituições federais já estão funcionando no município, a exemplo da Delegacia da Receita Federal, da Procuradoria Federal do Instituto Nacional do SeguroSocial (INSS), de unidades do Tribunal Regional Eleitoral, da Justiça do Trabalho além da própria Justiça Federal. A nova PRM tem jurisdição sobre os municípios de Abaíra, Bom Jesus daLapa, Boquira, Botuporã, Brotas de Macaúbas, Caculé, Caetité, Candiba,Carinhanha, Caturama, Érico Cardoso, Guanambi, Ibiassucê, Ibipitanga,Ibitiara, Igaporã, Ipupiara, luiú, Jacaraci, Jussiape, Lagoa Real,Licínio de Almeida, Livramento de Nossa Senhora, Macaúbas, Malhada,Matina, Morpará, Mortugaba, Novo Horizonte, Oliveira dos Brejínhos,Palmas de Monte Alto, Paramirim, Paratinga, Pindai, Riacho de Santana,Rio de Contas, Rio do Antônio, Rio do Pires, Sebastião Laranjeiras,Tanque Novo, Urandi.
PRMs baianas - Antes da PRM de Guanambi começaram a funcionar em sede própria as PRMs de Ilhéus, Campo Formoso, Barreiras, Feira de Santana,Vitória da Conquista, Eunápolis e Jequié. Em 23 de abril, o MPF vaiinaugurar mais uma unidade no interior da Bahia, a PRM/Paulo Afonso.
Curiosidade - A microrregião de Guanambi é formada por 18 municípios e tem uma população de aproximadamente 373 mil pessoas. A cidade, que já foi batizada com muitos nomes, entres eles Arraial do Quebra e VilaBeija-flor, tem hoje um nome indígena, que em tupi-guarani significabeija-flor.
Assessoria de Comunicação
Procuradoria da República na BahiaTel.: (71) 3338 8003 / 3338 8000

Comentários

Djalma Messias disse…
parabéns pelo blog
mas não deixe de visita o meu!
blog com criticas focadas na minha cidade. de sua opinião seu ponto de vista será importante para nós!

http://ibitiraba.blogspot.com/
http://ibitiraba.blogspot.com/
http://ibitiraba.blogspot.com/
http://ibitiraba.blogspot.com/
http://ibitiraba.blogspot.com/
http://ibitiraba.blogspot.com/

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão