Legislativo de Guanambi

Tribuna Livre - Ione Ribeiro, Coordenadora do Topa
Tribuna Livre: Clériston, Comissão de Organização do Projeto Libro

Falta de fiscalização na barragem de Ceraíma preocupa vereadores

Dentre as várias questões discutidas na Sessão Ordinária do Legislativo guanambiense desta segunda-feira (13/04), tem-se como de maior relevância a preocupação com a qualidade da água da Barragem de Ceraima e com a necessidade de uma fiscalização efetiva para combater o uso indiscriminado de agrotóxicos no entorno do açude.

O vereador Agostinho Armindo Paes (Agostinho de Morrinhos) levantou o questionamento denunciando a falta de fiscalização e um controle rigoroso no uso de inseticidas para evitar uma contaminação do solo e da água que no momento de uso exclusivamente humano. Segundo o vereador na visita “in loco” pôde notar que à medida que o reservatório vai diminuindo o seu volume de água, as terras férteis e úmidas têm sido usadas para plantio de várias culturas.

Para controle das pragas não há alternativa a não ser o uso de veneno. Lembrou ainda o vereador que no passado havia uma rigorosa fiscalização por parte do extinto DNOCS – Departamento Nacional de Obras Contras as Secas, responsável pela administração da barragem na época. Hoje, como único meio de subsistência para os moradores daquela localidade, a agricultura vem sendo praticada sem orientação para com os cuidados no que diz respeito ao meio ambiente.

O vereador Dr. Agostinho Lira deu destaque a retomada do Projeto de Inclusão digital, numa parceria entre Poder Executivo através da Secretaria de Assistência Social e Faculdade Guanambi. O projeto visa qualificar alunos da rede municipal de ensino para o mundo da informática.

O vereador Carlos Jackson (Loló) cumprimentou a representante da DIREC Ione Castro Ribeiro, que usou da Tribuna Livre para falar do Projeto TOPA, enfatizando a importância deste projeto que vai resgatar a cidadania de muita gente que se encontra excluída por não saber ler e escrever.

Latinha acompanhou o raciocínio do colega Loló no que diz respeito ao Projeto Todos Pela Alfabetização, dando destaque ainda ao Projeto LIBRO – Leitores Idealizando uma Biblioteca Revitalizada e Organizada. O jovem Cleriston Jonas da Silva usou da Tribuna Livre para convidar para o lançamento do projeto.

O desportista Valdir Vitor da Silva (Mosquito) fez uso da Tribuna Livre para agradecer o apoio da Casa na realização do campeonato municipal de futebol e registrar o encerramento coroado de muito êxito no ultimo sábado, quando o GAC se sagrou campeão do certame. Mosquito foi cumprimentado por todos os vereadores.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão