FERROVIA LESTE/OESTE


Escrito por Jornal Nova Fronteira / 26.3.2009

Obras da Leste-Oeste será iniciada


Lula anunciou que em cinco meses começará a implantação dos dois primeiros trechos na Bahia
Obras começam em agosto e vão beneficiar também os municípios de Luís Eduardo Magalhães, São Desidério e toda a região Oeste. O trabalho de lideranças políticas foi determinante para definição do traçado da ferrovia.

O presidente Lula, em entrevista ao jornal Correio, edição de segunda-feira, 23, informou que a construção da Ferrovia Leste-Oeste começa em agosto deste ano e vai contemplar Barreiras. A afirmação de Lula reforça o que a prefeita Jusmari Oliveira sempre defendeu e reivindicou desde quando era deputada federal, e endossa o que o ministro Alfredo Nascimento tinha comunicado à gestora municipal na semana passada, em Brasília, durante reunião no Ministério dos Transportes. O anúncio oficial da inclusão de Barreiras no traçado da ferrovia foi feito em um encontro, que também contou, além de Jusmari, com a participação da vice Regina Figueiredo, do prefeito de São Desidério, Zito Barbosa, prefeito e vice-prefeita de Luís Eduardo Magalhães, Humberto Santa Cruz e Katherine Rios, o ex-prefeito do município, Oziel Oliveira e outras lideranças políticas regionais.

O ministro, na ocasião, solicitou à Valec, do próprio ministério, a ampliação do traçado em 58 km para que a ferrovia passasse pelo município de Barreiras.
Já na entrevista exclusiva ao jornal, o presidente Lula, questionado sobre prazos e etapas da construção, declarou que em cinco meses começa a implantação dos dois primeiros trechos em território baiano. "Depois da elaboração dos projetos básicos, do Estudo e do Relatório de Impacto Ambiental neste primeiro semestre, vamos publicar em junho os editais de licitação e dar início, em agosto, às obras dos dois primeiros trechos, ambos situados na Bahia: Ilhéus - Caetité e Caetité - Barreiras, com extensão de 972km (de um total de 1.500 km). Quanto ao leilão de sub-concessão, decidimos realizar no momento mais favorável, quando houver maior número de competidores, o que será vantajoso para os cofres públicos", ressaltou Lula ao Correio.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão