ELEIÇÃO 2010


PCdoB-BA pleteia candidatura ao senado com Haroldo Lima

A proposta ocupou a cena dos debates da reunião do Comitê Estadual do PCdoB na Bahia realizada no último sábado (28/02/09), no Hotel da Bahia, no largo do Campo Grande, em Salvador, convocada para discutir o projeto eleitoral do partido para 2010 e o planejamento das várias frentes de atuação partidária. Os dirigentes definiram que irão pleitear uma das duas candidaturas ao Senado da base política de apoio ao governo Wagner e apresentam o nome de Haroldo Lima, atualmente diretor-geral da Agência Nacional de Petróleo (ANP).

A chapa a ser constituída pelos partidos da base de apoio ao governo Wagner para as eleições de 2010, além das candidaturas a governador e vice-governador terá duas candidaturas ao Senado. O PCdoB, partido aliado de Wagner de primeira hora, reivindica a indicação de um dos quatro nomes dessa chapa, no caso uma das candidaturas ao Senado, com base no notório crescimento da legenda no estado e por dispor de um nome da estatura de Haroldo Lima, grande líder da legenda, que chegou a ser candidato ao Senado pela frente política em 2002 e possui ampla inserção nos vários municípios baianos em decorrência dos brilhantes cinco mandatos consecutivos de deputado federal. O PT estaria representado na chapa pela candidatura a governador de Wagner. As outras três candidaturas deveriam ser ocupadas por nomes de proeminência política dos partidos aliados, entre os quais o PCdoB, já que o PT teria a principal posição.

Presente à reunião, Haroldo Lima não fez objeções à proposta e informou que seu mandato à frente da ANP está previsto até 2011. A proposta deverá ser apreciada pelo Comitê Central do PCdoB já que Lima ocupa função em âmbito federal. Pela legislação eleitoral ele teria que se desincompatibizar até abril de 2010.

O projeto eleitoral do PCdoB, apresentado inicialmente para debate na reunião pelo presidente do partido na Bahia, Péricles de Souza, inclui ocupar a linha de frente das articulações para a reeleição de Wagner, ampliação da bancada da legenda na Bahia na Câmara Federal com a reeleição de Alice Portugal e Daniel Almeida e a eleição de mais um deputado federal: Edson Pimenta, deputado estadual do PCdoB, em segundo mandato. Para a Assembléia Legislativa, o PCdoB irá constituir uma chapa ampla, expressão do crescimento partidário, especialmente no interior do estado, decisiva para a eleição de três deputados federais e para a ampliação da bancada na Assembléia Legislativa, atualmente de três comunistas (Álvaro Gomes, Edson Pimenta e Javier Alfaya).

O Comitê Estadual do PCdoB considera que pleitear uma das posições na chapa majoritária, com o nome de Haroldo Lima, não colide com o objetivo de aumentar a representação na Câmara dos Deputados e na Assembléia Legislativa e é uma decorrência do crescimento da legenda no estado, presença consolidada nos movimento sociais, dos resultados favoráveis nas eleições municipais de 2008, participação em dezenas de governos municipais, de mandatos parlamentares bem avaliados e da ampliação da presença institucional em âmbito estadual.

De Salvador,
Julieta Palmeira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão