REDE ESTADUAL DE ENSINO

Os estudantes vão encontrar salas de aulas reformadas e com mais tecnologia, com a utilização dos monitores educacionais de TV pendrive, equipamento que vai possibilitar aos professores mais dinamismo nas aulas, criando condições para apresentação de trabalhos semelhantes às proporcionadas pelo uso de projetores multimídia; computadores e telas de projeções, entre outras tecnologias.

Outra novidade será a implementação do Compromisso de Gestão da Qualidade da Educação. Esta será uma ação prioritária que deve envolver toda a comunidade escolar. A meta é alcançar resultados de qualidade da educação, e o cumprimento das ações será formalizado mediante assinatura de termo de compromisso entre a secretaria, as Diretorias Regionais de Educação (Direc) e as unidades escolares.

Com relação à rede física, os estudantes vão encontrar um ambiente mais agradável nas escolas. Isso porque a Secretaria da Educação (SEC) investiu aproximadamente R$ 22,5 milhões para reformas e pequenos reparos nas unidades escolares. O montante representa um aumento de 144% comparado ao valor destinado no mesmo período de 2008, e vai beneficiar todas as escolas da rede. Os valores foram repassados de acordo com as necessidades das unidades, levando em consideração a Ação Pesquisa Educacional que, no ano passado, classificou as instalações como ótima, boa, regular, ruim e péssima.

Tecnologia
A SEC investiu R$ 38 milhões na aquisição de 22 mil monitores educacionais de TV pen drive. Foram equipadas as sala de aula, bibliotecas e sala de professores. Considerado uma ferramenta inovadora, o monitor educacional possibilitará a realização de diversas modalidades de apresentação utilizando mídias diferenciadas, a exemplo de áudio, vídeo e imagens, tornando as aulas mais dinâmicas e interessantes. Além da instalação de um monitor em cada sala de aula, os professores da rede estadual receberão um aparelho pen drive para preparar as aulas.

Topa inicia em março com quase 340 mil inscritos
O programa Topa - Todos pela Alfabetização chega ao segundo ano com a inscrição de 339.853 mil pessoas, resultado da parceria entre a Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) e o Ministério da Educação (MEC), além da participação de 358 prefeituras e 440 entidades dos movimentos sociais e sindicais.

A meta é que 300 mil baianos aprendam a ler e a escrever. Nesta segunda etapa, o Topa atenderá a 411 municípios, e iniciará oficialmente as atividades em março, com 29.579 turmas e 30.765 alfabetizadores, sendo que outros 158 municípios já deram início às atividades em sala de aula, entre os meses de dezembro e fevereiro.

O Topa promoveu, recentemente, a formação inicial de 30.765 mil alfabetizadores, coordenadores de turmas, tradutores-intérpretes de Libras. Como resultado da grande mobilização social, ainda foi realizado um encontro estadual que envolveu 461 entidades dos movimentos sociais e sindicais.

O programa prevê o cumprimento de oito meses de atividades de sala de aula, considerando as realidades locais, as especificidades territoriais e as populações atendidas (pescadores, agricultores, barraqueiros, marisqueiros, remanescentes de quilombolas, dentre outras), traduzidas pela sazonalidade, gerando calendários específicos nas localidades atendidas pelo programa.

Fonte: Ascom

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão