UPB

Bahia: PMDB se alia ao DEM e ganha a eleição da UPB

Após uma das mais disputadas eleições para a presidência da União dos Municípios da Bahia – UPB, foi oficializada, no início da noite desta quarta-feira (28/1), a vitória do prefeito de Bom Jesus da Lapa, Roberto Maia (PMDB), com 12 votos de vantagem frente ao prefeito de Camaçari, Luiz Caetano (PT). A disputa se deu entre dois candidatos da base política do governo federal, embora o candidato do PMDB tenha se aliado com o DEM para o pleito.

“Fizemos um bom trabalho, mas, infelizmente, não conseguimos alcançar êxito. Essa vitória apertada, no entanto, demonstra a consistência da nossa proposta municipalista, de transformar a UPB numa entidade, de fato, representativa dos prefeitos e prefeitas dos 417 municípios da Bahia”, destacou a prefeita de São Sebastião do Passe, e candidata a 2ª secretaria na chapa encabeçada por Caetano, Tânia Portugal (PCdoB).

Entidade historicamente com interferência das forças ligadas ao grupo carlista – até por conta da soberania do antigo PFL nas prefeituras do interior do estado-, a UPB foi palco de disputa inédita reunindo duas chapas do campo da base política aliada ao governo estadual e federal. A atitute de Jaques Wagner, de não interferir na eleição, foi muito elogiada na imprensa.

“Agora, precisamos sentar e nos reunir para definirmos nossa linha de atuação”, pontuou Tânia Portugal. O projeto da chapa “UPB muito mais forte” ratifica a necessidade de a entidade agir de forma mais atuante em questões pontuais, como a reforma tributária, o suporte a projetos regionais na captação de recursos e orientação jurídica, a negociação das dívidas e análise da situação de inadimplência dos municípios frente aos órgãos estaduais e municipais. “A idéia é que a gente possa acompanhar de perto o trabalho da nova presidência da Casa, para assegurar que a UPB mantenha a linha que defendemos e acreditamos”, arrematou.

De Salvador,
Camila Jasmin
Fonte: Portal Vermelho - BAHIA

Comentários

Unknown disse…
A eleicao da UPB, nao eh uma disputa partidaria, tendo em vista que a chapa de Caetano (PT de camacari) tambem contou com um nome do DEM o prefeito Itamar Rios de capim grosso. O que mais pesou na disputa, alem da influencia clara do ministro Geddel, foi o fato de Bom jesus da Lapa representar melhor a grande maioria dos municipios baianos (com problemas financeiros) ao contrario de camacari que possui um dos maiores PIBs do Brasil. Pode ter contado tambem o fato da regiao nunca ter sido representada na entidade.

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão