ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DA BAHIA


PCdoB apoia Marcelo Nilo para presidência da Assembléia Legislativa da Bahia


Em reunião na tarde desta quarta-feira (14/1), a bancada do PCdoB na Assembléia Legislativa (Alba) decidiu, em total concordância, declarar apoio à reeleição de Marcelo Nilo (PSDB) para a presidência da Casa. A posição também foi discutida na direção estadual do partido. “Na nossa avaliação, é a melhor alternativa para a Assembléia por se tratar da candidatura que reúne a maior base de apoio ao governo e que reafirma o projeto progressista, democrático e transparente das forças que levaram à vitória de Wagner”, declarou o deputado estadual Álvaro Gomes.



Indicado pelo próprio Wagner, com a concordância do PT, Nilo tenta ainda o apoio dos deputados independentes. No outro extremo, polarizando a disputa ao cargo máximo da Assembléia Legislativa, Elmar Nascimento (PR) é o nome oficial do DEM e do PTN. “Essa disputa representa o antagonismo entre as forças progressistas e as forças conservadoras dentro da Assembléia”, definiu Gomes.

O deputado do PR enfrenta oposição dentro do seu próprio partido, entretanto, é possível que seja apoiado por parte da bancada do PMDB, contrária à reeleição do tucano. “A nossa conclusão é de que essa inclinação de apoio de parte do PMDB à eleição de Elmar Nascimento é uma movimentação estranha, porque se o partido quisesse disputar pra valer a presidência da Assembléia, preservando o projeto político de mudança que elegeu Wagner, e do qual é parte integrante e importante, deveria apresentar um nome da própria legenda”, opina Javier Alfaya.

Anúncio oficial


Em conversa com o governador Jaques Wagner no final da tarde, Álvaro Gomes, Javier Alfaya e Edson Pimenta anunciaram a posição do PCdoB. “O partido vai trabalhar intensamente para que seja uma grande vitória e que possamos consolidar o processo democrático na Assembléia Legislativa, o qual vem avançando de forma considerável”, afirmou Gomes. “Entendemos que a base de sustentação do governo deve estar unida e é importante dar continuidade à boa interlocução do Legislativo com o Executivo para coroar, com êxito, a caminhada em torno do projeto político de reeleição de Wagner em 2010”, reforçou Edson Pimenta.

Da Governadoria, os três deputados seguiram para a Assembléia, onde a oficialização do apoio foi feita ao próprio Marcelo Nilo. “O PCdoB é um dos partidos responsáveis pelo processo de redemocratização do país. Um partido ideológico, que sempre teve bons quadros na Assembléia Legislativa, de pessoas que honraram essa Casa, assim como os três nomes que, hoje, ocupam as cadeiras da bancada comunista. É um honra, portanto, tê-los ao meu lado, afinal, são 18 anos como companheiros na Alba, e sempre enquanto aliados”, declarou o deputado tucano, que não poupou elogios à atuação dos três comunistas: “Álvaro Gomes tem auxiliado muito o governo enquanto vice-líder, além de ser um dos mais assíduos deputados, eleito pela 3ª vez Destaque Parlamentar. Javier é um homem preparado, com atuação marcante na área da educação e agora também à frente da Comissão de Saúde e Saneamento. Já Pimenta desempenha importante trabalho de base no interior do estado”, ressaltou.

De Salvador,
Camila Jasmin

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão