DEPUTADO FEDERAL DANIEL ALMEIDA (PCdoB-BA)


Na mesa os gestores públicos estaduais apresentaram os órgãos do governo liderados pelo PCdoB.
Foto: Patrícia Fergos

Seminário Estratégico

Deputado analisa conjuntura Daniel Almeida (PCdoB-BA), avaliou a conjuntura favorável do segundo governo do presidente Lula, e as expectativas da Bahia, em torno da administração de Jacques Wagner (PT).

Por: Karlo Dias

Durante a palestra de abertura do seminário "Desafio parlamentar no novo momento da Bahia e do Brasil", realizado na última sexta-feira, 16, no auditório do Hotel da Bahia, o deputado federal Daniel Almeida (PCdoB-BA), avaliou a conjuntura favorável do segundo governo do presidente Lula, e as expectativas em torno da administração estadual, que tem à frente o governador Jacques Wagner (PT).

Numa manhã concorrida de debate político, gestores públicos, representantes de municípios do interior da Bahia, e militante de diversas categorias do movimento social avaliaram as condições de governabilidade nas esferas estadual e federal, assim como o papel do PCdoB junto a estas administrações.

Na análise do deputado Daniel, a responsabilidade que recai sobre o PCdoB é muito grande. Para ele, o país vive uma situação ímpar, peculiar, em que as forças políticas progressistas têm a possibilidade de interferir diretamente no processo de desenvolvimento social e econômico do Brasil. "Nós estamos com esta tarefa e o desafio de fazer com que este segundo mandato do governo Lula dê passos adiante, além dos avanços já indicados nos primeiros quatro anos", avalia.

Conforme mencionou o parlamentar, o Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), lançado recentemente pelo presidente Lula, é a primeira demonstração concreta de mudanças estruturais no sistema econômico Brasileiro. "O PAC efetivamente é uma retomada do papel do Estado na sua função primordial de induzir e coordenar o processo de desenvolvimento econômico e social para o país", afirmou.

Para Daniel, o PAC é uma ação do Estado, com políticas públicas absolutamente claras, bem definidas. "O programa não é apenas um relação de intenções, são estratégias bem definidas, com objetivas e metas, com programas específicos para serem executados". O programa articula as estatais e até mesmo a iniciativa privada, em torno da implementação destas ações.

Já no cenário político da Bahia, na opinião do parlamentar, existe uma expectativa geral em torno do governo Wagner. "Nós conseguimos derrotar as formas mais retrógradas da política da Bahia. Agora estamos com o saudável desafio de superar esta trajetória arcaica e proporcionar o novo panorama de desenvolvimento com descentralização das políticas públicas, para que as mesmas cheguem até a população", indica. Para Daniel, a possibilidade de consolidação desta vitória será imperada à partir das eleições municipais em 2008.

Painéis governamentais

O evento teve ainda como objetivo, apresentar as instâncias do governo da Bahia que estão sendo assumidas por técnicos ligados ao PCdoB. Entre os convidados, Nilton Vasconcelos, secretário do Trabalho, Alfredo Boa Sorte, superintendente de Atenção Básica da Secretaria da Saúde, Ana Teixeira, Superintendente de Desenvolvimento da Educação Básica da Secretaria de Educação, Emerson Piau, superintendente do desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e Armindo Gonzzales, diretor de operações da Companhia do Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (CONDER).

Descrevendo as características da sua secretaria, Nilton Vasconcelos, salientou que além da responsabilidade com a promoção de políticas de trabalho, intermediação e qualificação do emprego e renda, responde ainda pela criação e execução de política de esporte, através da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia.

Vasconcelos ressaltou que a novidade da sua pasta é a criação da Superintendência de Economia Solidária, que nasceu com o objetivo de articular e fomentar o associativismo e cooperativismo popular em todo o Estado.

Após a explanação do secretário do Trabalho, os demais expositores delinearam as finalidades, competências, funções e índices estatísticos de cada um dos órgãos presentes.

Planejamento estratégico

Após conhecer as funções de cada instância do governo, os convidados discutiram a relação do mandato com os movimentos sociais. Em um painel sobre a ação parlamentar, assessorado por Flávio Tonelli, assessor técnico da Bancado do PCdoB na Câmara dos Deputados, foram expostos os desafios da intervenção política e as ações que devem ser implementadas pelo mandato.

"Acumulando a experiência política e percebendo a necessidade de divulgação das informações referentes às instâncias do governo, o deputado Daniel sai na frente na realização deste seminário. De forma inédita, Daniel promove uma interface entre os gestores estaduais e sua base de militância política" afirma Péricles de Souza, presidente Estadual do PCdoB. "Este seminário é uma oportunidade de estabelecer possíveis interferências e tirar indicativos de como deve ser a atuação do mandato", destaca.

Entre os principais desafios, foram delineadas várias ações que deverão ser desenvolvidas no decorrer do ano, todas com o objetivo de garantir a uma maior interlocução nos espaços políticos institucionais, facilitando o acesso e o fluxo de informações e demandas provindas do movimento social, tendo em vista a modificação da realidade da Bahia e do Brasil.

O seminário "Desafio parlamentar no novo momento da Bahia e do Brasil" foi uma promoção do Mandato do Deputado Federal Daniel Almeida. O evento abriu um ciclo de atividades que irão acontecer no decorrer do semestre em todo o interior do estado. Estão previstas atividades similares nas micro-regiões de Guanambi, Juazeiro, Jacobina, Irecê, Itapetinga, Ribeira do Pombal e na Chapada Diamantina.
Fonte: Boletim Eletrônico do Deputado Daniel Almeida

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão