SAÚDE: CAMPANHA DE COMBATE A DENGUE

A 30ª Dires de Guanambi realizou na última segunda-feira, uma reunião no auditório do Colégio Modelo para formalização do Comitê Regional de Mobilização Contra a Dengue. Participaram aproximadamente 60 representações de órgãos públicos e entidades, que demonstraram capacidade de engajamento para enfrentar o problema da Dengue que já é, segundo as autoridades sanitárias, preocupante em nossa região.

O Dr. Edson Luis Lélis Costa, Diretor da Dires, expôs os objetivos do encontro e pediu a participação de todos no esforço que vem sendo feito através de ações de prevenção; a Diretora da DIREC 30, professora Helena Amaral, relatou uma série de orientações que vem sendo passadas nas escolas, conscientizando a juventude estudantil a estimular os pais a cuidar também da prevenção no âmbito de suas residências. A Dra. Iara, coordenadora da área de Vigilância da DIRES, usando os recursos de um Datashow, demonstrou através de gráficos a progressão da Dengue na região, que já produziu um numero de casos alarmantes em municípios como Candiba, Iuiu e Malhada, alertando que nas últimas semanas o numero de casos suspeitos (pessoas queixando dos sintomas da dengue) aumentou e muito em Guanambi, entretanto informou que medidas vêm sendo tomadas e que nas áreas onde os casos são registrados, é feito todo um trabalho de coleta de material, eliminação de focos do mosquito e borrifação aero espacial num raio de 300 metros.

O Diretor da Dires não descarta a possibilidade de epidemia na Bahia e na região e por isso o esforço para sensibilizar a todos; a criação do Comitê coloca os órgãos governamentais e a sociedade civil em estado de alerta, para a eventual necessidade criar campanhas, apoiar ações e ajudar a mobilizar toda sociedade contra a Dengue. No final do encontro, 15 entidades foram listadas para compor o Comitê, que será coordenado pela Dires.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão