RECICLAGEM DO ÓLEO DE COZINHA

Óleo de cozinha

Vilão das dietas, o óleo usado no preparo de algumas das delícias da cozinha brasileira se tornou também um dos principais poluentes da pouca água que há hoje disponível para consumo no mundo.Quando é jogado diretamente no ralo da pia ou no vaso sanitário, ele diminui a vida útil dos encanamentos e traz conseqüências desagradáveis como entupimento de canos e refluxo de esgoto.

Segundo dados da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), cada litro de óleo de cozinha pode contaminar 20 mil litros de água.E o estrago não pára por aí. Quando o esgoto não é tratado, o óleo é despejado em rios e mares e prejudica a sobrevivência de peixes e algas. O óleo pode também chegar ao solo e impermeabilizá-lo, colaborando para aumentar um problema que o paulistano conhece bem: as enchentes.

Mesmo quando o esgoto é tratado, o óleo não é bem-vindo, pois encarece o processo. Depositá-lo em um aterro sanitário ou em um lixão tampouco é a solução, já que, quando se decompõe, o óleo libera gás metano e colabora para o efeito estufa.Ainda segundo a Sabesp, estima-se que cada família produza mensalmente um litro e meio de óleo de cozinha, que pode se transformar em sabão e em biodiesel. Quem não quiser fazer o sabão em casa, pode levar o óleo usado para algum ponto de reciclagem. Nove cooperativas conveniadas pela prefeitura recolhem o material, que também pode ser descartado nos "Ecopontos".

Algumas ONGs, como o Instituto Triângulo, possuem usinas de reciclagem de óleo e mantêm postos de coleta.

Guanambi: Reciclagem transforma óleo de cozinha em biodiesel


Na última visita do Governador Wagner a Guanambi, o diretor da Petobras da Bahia, manteve contato com os diretores da COOTAEG com o objetivo de informa o interesse da empresa em estabelecer uma parceria com a entidade, visando a coleta regional do óleo de cozinha para o Programa do Biodiesel. A cooperativa irá promover uma campanha educativa com a comunidade local e regional para a arrecadação do óleo de cozinha.

A conscientização do povo é fundamental para transforma óleo de cozinha em biodiesel e garantir emprego e renda para os catadores e contribuir para a preservação do meio ambiente.

A meta da COOTAEG é criar em Guanambi os "Ecopontos" nos bairros para que a população possa depositar o lixo da coleta seletiva e os vasilhames de óleo de cozinha. Aguardem!

Comentários

André disse…
adoramos o blog!
visitem também o nosso;
http://reutilizacao.blogspot.com/

tá super interessante, tratamos do mesmo tema.
Sonéca disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Sonéca disse…
Se possivel mande p emai :grupoladoobscuro@yahoo.com.br
obrigado ate mais e parabens pois saõ iniciativas como essa q faz a diferença a informação e muito necessaria p q enquanto falarmos que os outros tao errados e nao tomarmos nossas atitudes as coisas vao continuar piorando sem mais.
Sonéca paz...

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão