ÓLEO VIVO




Reciclagem do óleo de cozinha
Garantia de vida longa para o meio ambiente


Visando o desenvolvimento saudável do meio ambiente, a COOTAEG - Cooperativa de Trabalho dos Agentes Ecológicos de Guanambi, lançará um projeto da coleta seletiva de óleo de cozinha e seus derivados. De acordo com o Presidente da cooperativa, Noilton Nascimento, além dos benefícios ambientais, a coleta seletiva do óleo de cozinha é garantia de geração emprego e renda para as famílias dos catadores.

O Presidente explica que os resíduos de fritura, que hoje entopem encanamentos e tubulações do saneamento, engrossando a massa de poluentes que saturam nossos rios e represas, serão reciclados e utilizados como matéria-prima para a produção de biodiesel.

A campanha orientará a população sobre questões básicas, dando como exemplo curiosidades como a de que apenas um litro de óleo despejado no esgoto polui cerca de um milhão de litros de água ou, o que uma pessoa consome em 14 anos de vida. E ainda provoca a impermeabilização dos leitos e terrenos próximos e obstrução do saneamento ambiental.

A campanha também lança recomendações para a população, orientando que depois que o óleo usado esfriar, armazene em uma garrafa plástica de dois litros, se possível transparente. Tampe bem a garrafa e entregue-a aos catadores da coleta seletiva.

Segundo Noilton, o óleo usado depois de acondicionado em garrafa plástica poderá ser entregue no ponto de coleta instalado pela COOTAEG. As pessoas também podem se informar sobre a campanha ligando futuramente para Disklixo que está sendo implantado pela cooperativa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão