NOTÍCIA DO JORNAL A TARDE SOBRE AS ELEIÇÕES DE GUANAMBI



O Jornal A Tarde do dia 11/04/08, na coluna Tempo Presente – Adilson Borges publicou o seguinte comentário sobre a candidatura da base do Governo Lula e Wagner a prefeito em Guanambi.

SOPINHA DE LETRINHA

A lição de Guanambi

“Ao contrário de Salvador, Guanambi respira harmonia. Representantes dos partidos da base política dos governos Lula e Wagner no município do Centro Sul Baiano anunciam que estão unidos em torno da candidatura única para as eleições deste ano. A decisão foi aprovada por representante de sete legendas: PCdoB, PT, PMDB, PV, PSDB, PSB e PDT.”


É importante relembrar para o nobre jornalista, desse conceituado jornal, que poucos acreditavam na vitória de Wagner na Bahia e que essa vitoriosa campanha eleitoral iniciou-se exatamente com uma simples “sopinha de letrinha” de nove partidos políticos, que foi transformada num verdadeiro vendável e provocou a derrota do carlismo na Bahia.

Por isso, não subestimem a força da renovação política e a maré vermelha, que vai varrer mais uma vez o Brasil, a Bahia, o sertão e Guanambi.

Temos consciência de que a disputa eleitoral em Guanambi será uma das mais acirradas da Bahia.

Outro aspecto a ser considerado é que a popularidade do governo Lula amplia a cada dia e os dados demonstraram que a maioria dos leitores de Lula votará nos candidatos do presidente, conforme os dados das pesquisas publicadas pela imprensa nacional.

Veja abaixo a matéria publicada em Guanambi, no dia 27/07/06, quando todos os institutos de pesquisas indicavam que Paulo Souto detinha 75% e as análises e editoriais dos jornais da Bahia já davam como certo a sua vitória.

As pesquisas do IBOPE na Bahia

Artigo escrito em 27/07/2006 e enviado para os sites de Guanambi.

Analisando os dados de boca de urna do IBOPE nas eleições de governador/2002, na Bahia, e fazendo um paralelo com os dados atuais podemos observar que:
1. A previsão do IBOPE era que Paulo Souto teria 53% contra 18% de Wagner, sendo que o resultado foi de 53,7% para Paulo Souto e 38,5% para Wagner, ou seja, uma diferença de 20,5% entre a previsão de boca de urna e o resultado final. Até hoje o IBOPE não deu nenhuma explicação para tal diferença. Com a palavra o IBOPE?

2. As maiorias dos meios de comunicação da Bahia divulgavam uma vitória surpreendente do candidato Paulo Souto, quando na prática os resultados eleitorais dos candidatos da oposição somaram-se 46,02%, significado que houve uma manipulação com o objetivo não caracterizar a realização do segundo turno.

3. Uma pergunta fica no ar: quando o IBOPE acertará os resultados reais das pesquisas da Bahia?

Quanto ao resultado atual, na qual Paulo Souto aparece com uma frente de 43% e a grande imprensa noticia o surpreendente e imaginável embalo de Souto. As pesquisas do IBOPE na Bahia não é nenhuma surpresa. A surpresa maior será o resultado final das eleições, senão vejamos:

1. Wagner foi candidato nas eleições de 2002 com uma coligação de quatro partidos, tendo dois minutos no espaço eleitoral e o apoio de sete prefeitos; enfrentou as máquinas do Governo Federal (FHC) , Governo Estadual (César Borges) e a maioria esmagadora das Prefeituras Municipais.

2. Wagner não teve apoio do prefeito de Salvador e de nenhum prefeito da Região Metropolitana e, mesmo assim, ganhou com uma frente de 240 mil votos na capital e região.

3. Wagner conta com o apoio de João (PDT) na capital e de seis prefeitos da Região Metropolitana, bem como de 70 prefeitos das principais regiões da Bahia, contando com uma aliança de nove partidos políticos (PT, PMDB, PCdoB, PSB, PTB, PRB, PMN, PV e PPS).

4. A banda B do governo está aderindo à oposição.

5. A insatisfação do povo com o esquema de ACM é grande, conforme pesquisa que afirma que 82% dos baianos querem mudanças na política do Estado.

6. Wagner conta com o apoio total do Governo Lula, que detém 60% nas pesquisas para presidente, sendo que o Governo Federal fez importantes investimentos econômicos e sociais que garante o crescimento de 10% do PIB na Bahia.

7. Wagner conta com 9 minutos no horário eleitoral de TV contra menos de 6 minutos de Souto.

O quadro político da Bahia evolui para a realidade de 1986. O anseio por mudanças é uma realidade incontestável. A verdadeira pesquisa eleitoral é a de senador, na qual João Durval (candidato da oposição) aparece com 28%, Imbassahy (candidato de Paulo Souto) com 25%, José Maria (PSTU) 3% e Rodolpho Tourinho (candidato de ACM) com 2%, estando na lanterna e empatado com André Luiz (PSOL) e Juca Chaves. Quando iniciar a propaganda eleitoral a realidade política da Bahia vai ser desvendada e mais uma vez o IBOPE terá que justificar o porquê das suas pesquisas não batem com o resultado final das eleições, a exemplo do ocorreu em 2002. Esse filme é velho e já foi visto na Bahia... Vem aí um vendaval da oposição - A BAHIA SERÁ LIVRE E DEMOCRÁTICA!

José Carlos Lelis Costa (LATINHA)
Guanambi - Bahia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão