Cachaça de Abaíra ganha o mercado europeu

A cachaça produzida em Abaíra extrapolou a fronteira brasileira e hoje é exportada para a Alemanha, Inglaterra, Itália e França. São vendidas 20 mil 160 garrafas a cada 60 dias e até 2010 estará em todo o mercado europeu. O município tem 250 alambiques, emprega em média mil duzentos e cinqüenta trabalhadores e no último evento realizado em Gênova/Itália, a Abaíra ficou entre as dez melhores cachaças do mundo.

O deputado estadual Edson Pimenta (PCdoB) visitou o município no último final de semana 29/3, acompanhado de Marcelo Siqueira, do comitê gestor do programa Luz para Todos, do vice-prefeito Gilberto Oliveira e Silva, do presidente do STR, Jonilson Novaes Azevedo, do vice-presidente do PCdoB, Vivaldo e do vereador Marcelo. No encontro com o presidente da Associação dos Produtores de Aguardente de Abaíra (Apama), José Silva Souza, lideranças e agricultores familiares, o deputado Edson Pimeneta elogiou o profissionalismo na produção da cachaça.

Na luta para alternativas de desenvolvimento local, o deputado informou ainda que vai reivindicar ao governo que inclua na merenda escolar a rapadura, assim como a sua comercialização na rede da Cesta do Povo. Abaíra produz hoje 150 quilos/dia de rapadura e com a modernização dos equipamentos terá condições de produzir 800 quilos/dia, o que significa escala industrial.

Fonte: Ascom deputado Edson Pimenta

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão