AGRICULTURA


Captar Agrobusiness inicia parcerias de integração
lavoura-pecuária no oeste da Bahia


A Captar Agrobusiness, que atua na bovinocultura de corte em cria, recria e engorda em Itapetinga, sul da Bahia; em Iuiu e Coribe, semi-árido; e numa área de pastagem arrendada em Jaborandi, no oeste do estado; inicia, neste mês, as parcerias de integração lavoura-pecuária também nesta última região. Os contratos de arrendamento visam a utilização, no período pós-colheita, de áreas com Sistema Santa Fé (plantio consorciado de milho com braquiária).

No Condomínio Agropecuário Ceolin, em São Desidério, dos empresários Regis e Clovis Ceolin, serão semiconfinados 2 mil animais. Para garantir a dieta, a Captar adquiriu antecipadamente do Ceolin 725 toneladas de grãos (soja, milho e caroço de algodão).

Para compor a infra-estrutura necessária ao semiconfinamento, o Condomínio Agropecuário Ceolin está implantando uma adutora de 12 km, que conta com tubos e conexões Tigre. A estrutura móvel da Captar, que inclui curral, cercas, cochos e bebedouros, também está em instalação.

Numa área da Fazenda Xanxerê, em Correntina, do empresário Luiz Carlos Bergamaschi, o semiconfinamento será de 3 mil animais. A parceria prevê a adaptação do sistema hidráulico existente na fazenda e a implantação da estrutura móvel.

O objetivo da Captar é conciliar o potencial produtivo das duas regiões. A partir deste mês, os animais com peso mínimo de 11@ serão transferidos das Células do semi-árido para o semiconfinamento no oeste. Além destes, outros animais serão adquiridos para este fim. A Captar também avalia outras parcerias de integração lavoura-pecuária e a possibilidade de confinar 2 mil animais nas áreas arrendadas. A pretensão é abater, este ano, 7 mil animais no período de entressafra.

Considerando essa meta, a Captar já adquiriu 100% dos minerais Tortuga previstos para o pleno resultado dos regimes, além de 50% dos insumos soja grão, milho e caroço de algodão. De acordo com o assistente técnico comercial da Tortuga, Dr. Rosendo Lopes, a projeção de ganho de peso diário tanto para o proteinado como para o semiconfinamento é de 1 kg/dia. Em abril e maio, a dieta será baseada no proteinado composto por:

Milho Soja grão Sal comum Uréia Núcleo Boi Verde Engorda CONSUMO
120 g 150 g 70 g 50 g 50 g 440 g / animal / dia


De junho a setembro, quando a palhada começa a secar, a composição da dieta do semiconfinamento será:

Caroço de algodão Milho Soja grão Uréia Calcário Fosbovi Confinamento Plus Consumo
1800 g 1850 g 200 g 80 g 50 g 120 g 4,1 kg / animal / dia


A Captar Agrobusiness está buscando montar um bloco integrado com todos os pecuaristas que atuam em confinamento e semiconfinamento no oeste da Bahia. O objetivo é comercializarem juntos cerca de 20 mil animais, que serão terminados durante a entressafra 2008. Para o abate, a Captar firmou acordo de parceria com o Fribarreiras, para onde todo o rebanho será fornecido. O frigorífico garante, para o bloco de parceiros da Captar, preço diferenciado não apenas pelos animais com acabamento de carcaça e sanidade atestada, mas também pelo couro de qualidade.

Os interessados em participar da parceria, seja através da integração lavoura-pecuária, do semiconfinamento, do confinamento ou do fornecimento de garrotes de 11 a 14@ para essa entressafra, podem entrar em contato pelo telefone (77) 3451-1002 ou pelo site www.captaragro.com.br.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão