JUVENTUDE


Conferência mobiliza jovens do sudoeste

O acesso à escola na zona rural é uma das soluções que Letícia Silva, 19 anos, espera encontrar a partir da Conferência de Juventude da Bahia que realizou, nesta quinta-feira (21), mais uma plenária em Guanambi. Mais de 600 jovens do Sertão Produtivo e Bacia do Paramirim, alguns com realidades parecidas com a de Letícia – moradora da zona rural que precisa se deslocar 27 quilômetros para cursar agronomia na Escola Agrícola de Caculé – participaram do evento, no Centro de Treinamento Pedagógico (Cetep).

A educação, mais uma vez, foi o tema mais procurado durante as inscrições. “É a primeira vez que participo de uma conferência. Demorei três horas para chegar até aqui, mas valeu a pena” garantiu a estudante Mariza Leal, 18 anos.

Formada por jovens de diversas entidades representativas da área urbana e rural, a platéia lotou o auditório do Cetep, onde o grupo de teatro 1º de Maio trouxe em cena temas atuais e juvenis como gravidez na adolescência, drogas, emprego, educação, mídia e cultura.

Para o secretário de Relações Institucionais, Rui Costa, as conferências territoriais são fundamentais no sucesso da realização da Conferência Estadual e na elaboração das políticas públicas para juventude. De acordo com o secretário, 82% da população baiana vivem no interior, um dado que merece uma atenção especial do poder público.

“Precisamos garantir aos jovens do interior a possibilidade de realização cultural, intelectual e profissional no seu próprio território, por isso a importância da contribuição de vocês hoje nesta conferência”, enfatiza o secretário.

A Conferência de Juventude é uma iniciativa da Secretaria de Relações Institucionais (Serin), que lançou a campanha Jovem Gera Ação com o objetivo de mobilizar toda a juventude do Estado. A plenária de Guanambi é a quinta de um total de vinte conferências territoriais programadas para os 26 territórios de identidade. Nesta sexta-feira (22), acontecerá em Vitória da Conquista, sábado (23), em Jequié, e no domingo (24), em Itaberaba.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão