BALANÇO DO PRIMEIRO ANO DO GOVERNO WAGNER


Ano legislativo aberto com destaque para participação popular

Após a tradição da revista da tropa da Polícia Militar e do desfile dos integrantes da corporação, as novidades. A participação do povo baiano na tomada de decisões da administração pública, a partir do ano passado e pela primeira vez na história da Bahia, foi um dos principais pontos destacados pelo governador Jaques Wagner durante a sessão de abertura, nesta sexta-feira (15), do segundo período da 16ª Legislatura da Assembléia Legislativa.

“Em todos os 26 Territórios de Identidade foram realizadas conferências para receber as sugestões para o PPA que, pela primeira vez, foi um PPA participativo”, discursou Wagner, referindo-se ao Plano Plurianual 2008-2011. Segundo ele, nessa mesma linha, o governo desenvolveu uma política de fortalecimento dos Conselhos e das conferências, fóruns essenciais de participação popular.

Wagner lembrou que foram realizadas mais de uma dezena de conferências, com a participação de milhares de pessoas e que, segundo ele, resultaram em contribuições inestimáveis. “A população, se chamada a contribuir, tem sempre muito que dizer”, observou.

Na ocasião, o governador apresentou também um balanço com os resultados das gestões orçamentária, financeira e patrimonial da administração direta, das autarquias, fundações, dos fundos especiais e das empresas estatais dependentes, além de uma mensagem aos deputados sobre o ano de 2007.

Alguns números apresentados

• Empregos: Em 2007 foram criados 58.720 novos empregos com carteira assinada, 34 mil dos quais no interior do Estado, mais do que o dobro do resultado de 2006. A Bahia respondeu por aproximadamente 29% de todas as vagas abertas em todo o Nordeste.

• Programa Compromisso Bahia: Gerou, em 2007, uma economia de mais de R$ 31 milhões com reduções de até 75% nas contratações de serviços.

• Programa Todos pela Alfabetização (Topa): Foram 220 mil matrículas em 2007, quando o esperado era em torno de 100 mil. Até 2010, devem ser alfabetizadas 1 milhão de pessoas.

• Ebal: Estava em processo de falência, com 425 lojas desabastecidas. Foram reabertas 265 lojas da Cesta do Povo, 47 na capital, 218 no interior.

• Crescimento econômico em 2007: 4,5%.

• Exportações: as vendas externas alcançaram os US$ 7,4 bilhões, superando em mais de 9% o resultado do ano anterior.

• Estradas: serão restaurados 1.804 km de rodovias estaduais e federais em cinco anos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão