FESTA DO BONFIM EM SALVADOR


PCdoB leva protesto contra o PDDU para a festa do Bonfim

O protesto contra o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU), aprovado no dia 28 de dezembro, dará o tom da participação do PCdoB na festa do Bonfim, nesta quinta-feira (17/01), em Salvador. Durante todo o cortejo, da Conceição da Praia até a Colina Sagrada, os comunistas vão mostrar mais uma vez à população, a insatisfação com as mudanças propostas pelo PDDU e a forma como o processo de construção e votação do plano foram conduzidas pelo governo municipal.

A concentração dos comunistas está marcada para as 8h da manhã, na Igreja da Conceição da Praia, de onde devem sair em um grande arrastão até o Bonfim. Nos estandartes, bandeiras e faixas, frases de repúdio ao PDDU e suas conseqüências nefastas para a cidade, que inclui a verticalização da orla marítima e a liberação das últimas áreas verdes para a especulação imobiliária. A expectativa é de 2 mil militantes participem da marcha e entoem os gritos de protesto contra o plano.

O bloco comunista deve sair logo após o cortejo das baianas e das autoridades, marcado para ter início às 9h. Uma banda percursiva abrirá o desfile do PCdoB que pretende mostrar nas ruas a força de sua militância e o crescimento apresentado nos últimos anos.”Vamos levar para o cortejo do Bonfim, a animação e a disposição dos comunistas de lutar pelo povo de Salvador”, ressalta Geraldo Galindo, presidente do Comitê Municipal do PCdoB.

A mobilização dos comunistas vai se estender à abertura do Carnaval, que este ano acontece em Cajazeiras, passando pela festa de Iemanjá, em 2 de fevereiro - no Rio Vermelho, chegando com força total no desfile do bloco Mudança do Garcia, na segunda-feira de Carnaval.

Lavagem do Bonfim

A Lavagem do Bonfim é uma das festas populares mais tradicionais da Bahia. A celebração de cunho religioso acontece na segunda quinta-feira depois do Dia de Reis, no mês de janeiro, quando milhares de pessoas acompanham o tradicional cortejo de baianas da Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, no Comércio, até o alto do Bonfim, para lavar com vassouras e água de cheiro as escadarias e da Igreja do Nosso Senhor do Bonfim, na cidade baixa.

Com o tempo, a lavagem ganhou ares profanos e promove a concentração de milhares de pessoas durante todo o percurso, em busca da proteção das águas perfumadas para limpeza do corpo e da alma. No final tudo se transforma em uma grande festa de rua.

Este ano, a festa deve reunir 500 baianas devidamente paramentadas e cerca de 150 entidades entre bandas de sopro, charangas, agremiações carnavalescas, afoxés e grupos de percursão. As tradicionais carroças também vão percorrer os oito quilômetros até a Colina Sagrada. O início do desfile será anunciado por uma queima de fogos de cinco minutos. Outras seis queimas devem marcar o cortejo, que será recebido por um grupo de 12 filarmônicas, além de uma revoada de mil balões brancos.

De Salvador,
Eliane Costa

Comentários

vilma disse…
GOSTEI MUITO DESSE BLOG, FIQUE MUITO FELIZ EM SABER QUE VC SE PREOCUPA EM INFORMAR AS PESSOAS E FAZENDO AS FELIZES COM SUAS FORMAS ENGRAÇADAS DE INFORMAR E TAMBÉM COMPREENDER OS ACONTECIMENTOS.
UM GRANDE ABRAÇO
MEIRE CAMARGO - ESPINOSA M/G

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão