JUVENTUDE E CIDADANIA


Foto: Divulgação do Congresso da UBES.

União Brasileira dos Estudantes Secundaristas tem novo presidente

A União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) elegeu no domingo (9/12) sua nova diretoria. A presidência passa das mãos de Thiago Franco, de Minas Gerais, para o carioca Ismael Cardoso. A eleição aconteceu em Goiânia (GO), onde foi realizado o congresso da entidade, que contou com a participação de cerca de 2 mil estudantes. Também concorreram ao cargo a paulista Clara Terminaro e o carioca Gregório Gould.

A mudança na diretoria não deve alterar a ideologia da Ubes. Franco e Cardoso pertencem à mesma corrente política – ambos são filiados ao Partido Comunista do Brasil (PC do B) e são membros da União da Juventude Socialista, que comanda a Ubes há pelo menos 12 anos. Para Cardoso, “a Ubes mantém sua independência exatamente por ser plural. Ela não tem só o PC do B, mas diversas forças políticas, inclusive estudantes independentes”.

O novo presidente da entidade estudantil disse que há muito o que se fazer em relação ao ensino médio brasileiro e defendeu que pelo menos 7% do PIB nacional seja investido em educação. “A gente considera um avanço o lançamento do PDE (Plano de Desenvolvimento da Educação) porque trata pela primeira vez a educação no Brasil como sistema único, mas ele tem seus limites”, afirmou, destacando que o plano “não aumenta em nenhum real o investimento na educação; não trata da gestão democrática, da eleição direta para os diretores, e estas são duas bandeiras que a Ubes vai encampar nos próximos anos”, prometeu.

FonteS: Agência Brasil/Blog Zé Dirceu

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão