ESPECIAL


DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DE GUANAMBI: CIDADE PÓLO DO SERTÃO PRODUTIVO (PARTE III)

Aspectos históricos da formação econômica da cidade e da região

A FEIRA LIVRE: As feiras livres da região eram realizadas nos finais de semana, sendo que Guanambi tomou uma importante decisão de mudar a data de sua feira para o primeiro dia útil da semana – segunda-feira, diminuindo a concorrência com as outras localidades, facilitando o comércio local. As feiras livres brasileiras são produtos das tradições de origem portuguesa e foram importantes para o comércio rudimentar e a expansão da fronteira econômica das cidades.

Até os dias atuais, a feira livre de Guanambi não perdeu a sua importância na mobilidade e no deslocamento da população de mais de 30 (trinta) cidades da região. Ela fortaleceu o comércio varejista e atacadista local e regional, significando uma oportunidade de compra de gêneros básicos a preços mais baixos, principalmente nos horários próximos ao encerramento da feira, quando os preços se reduzem substancialmente.

Além das feiras urbanas das cidades do sertão, são comuns na região as feiras rurais, que existem tradicionalmente na região, onde constituem ponto de encontro de pequenos e médios produtores que comercializavam pequenos criações e produtos de primeira necessidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão