ENTREVISTA COM LULA



Lula: Tudo está preparado para o Brasil ser melhor em 2008

O presidente Luís Inácio Lula da Silva, na última edição de 2007 do programa Café com o Presidente, disse que "o Brasil está preparado para um grande ciclo de crescimento sustentável". "Agora, eu tenho essa alegria, mas, ao mesmo tempo, eu gostaria que o Brasil estivesse melhor. Então, eu vou continuar trabalhando de forma, eu diria, muito vigorosa para que o Brasil possa melhorar muito em 2008", afirmou.

Leia abaixo a íntegra do último programa.

Apresentador: Olá, você, em todo o Brasil. Eu sou Luiz Fara Monteiro e começa agora o programa de rádio do presidente Lula. Tudo bem, presidente?

Presidente: Tudo bem, Luiz.

Apresentador: Presidente, é Natal, um momento de confraternização. Vamos aproveitar esse programa para falar um pouquinho de como foi o ano e mandar uma mensagem para os ouvintes do Café com o Presidente?

Presidente: Luiz, eu acredito que pelo fato de ser Natal, e o povo brasileiro está se preparando para essa festa, que é a data magna para o ser humano, sobretudo para os cristãos, para dizer que eu termino o ano muito alegre, muito feliz e muito otimista com o futuro do Brasil. Eu estive do outro lado durante muito tempo e durante muito tempo eu analisei a economia brasileira, analisei os ganhos dos salários dos trabalhadores, fui dirigente sindical e eu penso que nós estamos vivendo um momento excepcional do Brasil. Eu vou dizer algumas coisas, Luiz, para os nossos ouvintes. O emprego criado no ano de 2007 é o maior da série histórica do Caged [o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados], ou seja, foram quase 2 milhões de empregos criados com carteira assinada até o mês de novembro, até dia 30 de novembro. É uma coisa excepcional. Segunda coisa importante, Luiz, é o ganho da massa salarial, ou seja, os trabalhadores estão fazendo acordos salariais acima da inflação, o que é uma coisa extraordinária. A terceira coisa extraordinária é que as empresas estão aumentando a sua capacidade produtiva, a capacidade da indústria brasileira está sendo ocupada quase que na sua totalidade, o Brasil está preparado para um grande ciclo de crescimento sustentável. Agora, eu tenho essa alegria, mas, ao mesmo tempo, eu gostaria que o Brasil estivesse melhor. Então, eu vou continuar trabalhando de forma, eu diria, muito vigorosa para que o Brasil possa melhorar muito em 2008.

Apresentador: Presidente, o jornal Correio Braziliense desse domingo [23] disse que o Brasil está pronto para o espetáculo da economia. O senhor pode afirmar que 2008, com certeza, vai ser melhor que 2007 por conta desses dados que o senhor apresentou?

Presidente: Eu posso. Eu posso afirmar e tudo está preparado para o Brasil ser melhor. Veja, Luiz, quando nós lançamos o PAC [o Programa de Aceleração do Crescimento], dia 22 de janeiro de 2007, nós tínhamos consciência de que era preciso, ao lançar o PAC, estruturar o PAC, ou seja, você criar um grupo gestor, começar a discutir com prefeituras, começar a discutir com o governo do estado, começar a discutir com as empresas públicas. Afinal de contas, são R$ 504 bilhões que quase tudo isso começa a desovar, a gerar empregos e a gerar renda no próximo ano. Por isso que eu stou muito otimista. Estou otimista pelos investimentos das empresas. Os empresários brasileiros estão investindo como poucas vezes investiram. A indústria automobilística e a indústria da construção civil crescem de forma extraordinária. Então, eu só posso, nessa véspera de Natal, dizer ao povo brasileiro que eu trabalho com a certeza de que 2008 será infinitamente melhor do que 2007.

Apresentador: Você está ouvindo o Café com o Presidente, o programa de rádio do presidente Lula. Presidente, o senhor dizia que viu na televisão imagens de muitas pessoas fazendo compras de Natal em centros populares em São Paulo, na 25 de Março, no Rio, a Saara, por exemplo, e nos shoppings também. Essas imagens deixam o senhor animado?

Presidente: Olha, mais animado eu fico quando vejo uma manchete de jornal dizendo que 20 milhões de brasileiros saíram da classe E e D para a classe C. Ou seja, significa o quê? Quem está indo no shopping, quem está indo em um lugar que se vende muito, percebe que o povo pobre está comprando, o povo pobre está indo às compras. Significa o quê? Significa que essas pessoas estão tendo uma ascensão na sua vida social, as pessoas estão fazendo parte do mercado, as pessoas estão virando consumidores, o que é uma coisa extremamente importante. Por isso, Luiz, eu estou muito feliz nesse Natal de 2007. Feliz porque acho que o povo brasileiro merecia viver o momento que está vivendo.

Apresentador: E como é que vai ser o Natal do Presidente da República?

Presidente: O meu Natal vai ser aqui em casa, ou seja, vou ficar aqui no Torto, com os meus filhos, e estou trabalhando hoje, vou trabalhar hoje, vou trabalhar no dia 31. Penso que o meu Natal será um Natal bom, será um Natal feliz porque tudo que eu quero na vida, eu passei dia 22 com os catadores de papel e os moradores de rua de São Paulo e a gente percebe que aquelas pessoas conquistaram a cidadania, aquelas pessoas se organizaram. Eles não sentem mais vergonha de serem catadores de papéis, ou seja, eles sentem aquilo uma profissão, eles vivem daquilo, cuidam dos filhos com o dinheiro que eles ganham. Então, é o orgulho maior que eu posso ter. É o orgulho de um presidente da República que vê que o povo está vivendo mais feliz. O povo sabe que ainda precisa muito, nós não podemos também achar que tudo está maravilhoso. Tem muita coisa que precisa ser feita ainda, mas o básico o povo já conquistou, agora é dar o salto de qualidade.

Apresentador: Ok, obrigado, presidente e até semana que vem.

Presidente: Obrigado a você, Luiz, feliz Natal para você. Feliz Natal para os nossos ouvintes e feliz Natal para o povo brasileiro e até o ano novo.

Apresentador: Ok, obrigado presidente. A você, em todo o Brasil, um feliz Natal e até a próxima semana com mais uma edição do Café com o Presidente.

Fonte: http://cafe.radiobras.gov.br/Aberto/Cafe/Presidente

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão