EDITORIAL DO PORTAL VERMELHO



Nasce a CTB

Nasce, nesta quarta-feira, 12 de dezembro, uma nova organização dos trabalhadores brasileiros. A abertura do congresso de fundação da CTB - Central dos Trabalhadores do Brasil é o coroamento de um intenso processo de debates e de muita ação para construir uma nova central sindical, de caráter classista, comprometida com a democracia, que reflita a pluralidade do movimento sindical brasileiro e vise a unidade dos trabalhadores na luta pelos seus direitos.

Foram cerca de oito meses de debates em todo o Brasil, envolvendo trabalhadores das mais variadas categorias – da cidade e do campo. O motor que impulsionou esse processo foi a Corrente Sindical Classista, com a participação ativa da SSB – Sindicalismo Socialista Brasileiro e de setores independentes. Centenas de sindicatos aderiram ao movimento pró-CTB, que em sua fundação já contará com mais de 700 entidades filiadas, tornando-se a terceira maior central do país.

Os desafios são imensos. Travar a luta para integrar a ação das Centrais Sindicais, através da construção de um Congresso das Centrais – Conclat, costurar uma pauta unificada de luta que coloque a ação do movimento sindical num patamar mais elevado, afirmativo e ofensivo na luta pela ampliação de direitos são algumas das primeiras tarefas que deverão pautar o início das atividades da CTB.

Além, das batalhas políticas em curso que necessitarão de uma ação determinada do movimento sindical, entre as quais se destaca a aprovação, pela Câmara dos Deputados, do projeto de lei que regulamenta as Centrais Sindicais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão