Venezuela no Mercosul

A entrada da Venezuela no Mercosul está sendo objeto de disputas político-ideológicas em detrimento do interesse nacional. A oposição tucano-pefelê-midiática tem se esmerado em tentar atrapalhar o país a fim de "viabilizar" sua tão almejada retomada do poder.

Não bastando a tentativa de sabotagem que está sendo tentar tirar do governo a receita propiciada por um imposto que o tucanato implantou e perpetuou, a CPMF, a oposição tenta melar uma adesão ao Mercosul que enriqueceria o bloco e geraria receitas suculentas para o empresariado brasileiro.

A Venezuela está nadando em dinheiro e o país importa quase tudo. Porém, por conta da centralização do câmbio, o acesso ao mercado venezuelano tornou-se mais difícil.

Os entraves burocráticos venezuelanos a importações, no entanto, poderiam ser bem reduzidos se o país ingressasse no Mercosul. Num futuro próximo, poder-se-ia até eliminar o dólar como moeda nos negócios feitos no âmbito do bloco econômico sul-americano, o que driblaria a centralização cambial venezuelana, que torna tão difícil e moroso o comércio com o país vizinho.

O empresariado brasileiro está babando por esse mercado rico que é a Venezuela. A Importância econômica do Mercosul também aumentaria consideravelmente se incluísse uma economia tão vigorosa. E pouco importa se esse vigor se deve apenas ao preço do petróleo ou ao grande volume de obras públicas gerado, por exemplo, pelo frenético processo de construção de casas populares empreendido pelo governo venezuelano.

Aquele país tem muito dinheiro para gastar e nós temos exatamente os itens que podem atrair esses gastos. Mas, para a oposição tucano-pefelê-midiática, o que é bom para o Brasil é ruim para ela.

Como é possível que a taxa de idiotia nacional tenha aumentado tanto que nossos grandes empresários não estrilam diante da postergação de uma decisão como a de incluirmos um país tão importante quanto a Venezuela no Mercosul?

Tal qual o empresariado venezuelano, que em 2003 colocou a corda no próprio pescoço apoiando a greve política da estatal de petróleo venezuelana, a PDVSA, uma greve que fez a economia mergulhar em profunda recessão e obrigou Hugo Chávez a adotar a tão odiada centralização do câmbio - que vige até hoje - por conta da fuga de divisas que aquela greve gerou, vemos o empresariado brasileiro ficar de braços cruzados enquanto o PSDB e o PFL prejudicam-lhe os negócios de forma deliberada, visando impedir que o país melhore, pois contam que piore para terem como pedir ao povo que os coloque de volta no poder.

Eu mesmo, tenho negócios que fiz durante minha viagem à Venezuela em agosto deste ano que estão travados por conta da burocracia que a centralização do câmbio impõe ao comércio exterior daquele país. E, tendo visto, in loco, o potencial daquele mercado, só posso lastimar a burrice egoísta da oposição tucano-pefelê-midiática.

Mais uma vez, vejo reforçados meus motivos para repudiar, não só o PSDB e o PFL, mas a mídia que os sustenta - ou que tenta sustentá-los. Mas, o que me consola, é que essa gente irá quebrar a cara - de novo. Não se pode fazer tanto mal a um país impunemente, sem que a sociedade acabe se dando conta disso. E não haverá mídia que irá esconder da sociedade o que a coalizão tucano-pefelê-midiática está fazendo.

Escrito por Eduardo Guimarães

Comentários

Anônimo disse…
Um dos pre requisitos para entrar no mercosul é democracia e economia de mercado, coisas em extinção na Venezuela.

Mais um blog comunista. É isso que faz o Brasil caminhar para trás.

ENQUANTO O MUNDO ABRAÇA O LIVRE MERCADO E DEMOCRACIA NO BRASIL FICAMOS ELOGIANDO O HUGO CHAVEZ CUJO MAIOR AMIGO INTERNACIONAL É O PRESIDENTE DO IRÂ.

PUTA QUE PARIU, DEIXEM O BRASIL CRESCER ADOTANDO UM SISTEMA QUE NUNCA FOI ADOTADO POR AQUI: O CAPITALISMO MODERNO COM RESPONSABILIDADE SOCIAL.

LATINHA DE MERDA ME RESPONDA: QUANTOS PAISES COMUNISTAS DERAM CERTO NA HISTÓRIA DA HUMANIDADE?

SUA ANTA.
Blog do Latinha disse…
A China, país que mais cresce economicamente e socialmente no mundo, a mais 20 anos e que incluiu mais de 400 milhões de chineses na classe média consumidora. Quer mais...???

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão