FHC AGORA LEMBRA DO "POVO" E DESTILA PRECONCEITO CONTRA LULA



O presidente de honra do PSDB, Fernando Henrique Cardoso, desfiou um rosário de preconceitos e ódio revanchista ao discursar durante o 3º Congresso Nacional do PSDB, nesta sexta-feira, em Brasília. FHC defendeu a aproximação do partido com o povo, visando ganhar as eleições presidenciais de 2010, e, indiretamente, disse que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva despreza a educação. O Planalto reagiu e acusou FHC de não agir como se espera de um ex-presidente. O jornalista Paulo Henrique Amorim bateu duro e viu racismo e preconceito social na fala de FHC.

Na opinião de FHC, ''a nova força'' política do país organizada pelos tucanos só vai sair vencedora nas urnas se ''além da unidade for capaz de falar com o povo brasileiro''. FHC reconheceu, também, que o PSDB terá que fechar um discurso único para convencer os eleitores a migrarem para o partido.

Para agradar a platéia de miltantes tucanos anti-Lula, FHC baixou o nível e passou a destilar preconceito de classe e chegou a ofender pessoalmente o presidente Lula.

Segundo Fernando Henrique, o atual governo estigmatiza os tucanos como elite, mas formou uma 'elitizinha própria' que não se importa com a educação, inclusive com a própria. ''Uma elitizinha apressada se abotoou no poder, que fica todo tempo lançando estigmas. Eu sou um democrata e acredito no povo. Somos gente que estuda e trabalha, trabalha e estuda, que não se adere a praticas podres. É preciso ter coração e consciência. (...) Faremos o impossível para que os brasileiros falem a nossa língua e falem bem e não sejam liderados por alguém que despreza a educação, a começar pela'', afirmou FHC, numa clara referência ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que, assim como a esmagadora maioria dos brasileiros, não possui diploma universitário.

Planalto não gostou do tom

A declaração de FHC irritou integrantes do Planalto. O novo ministro de Relações Institucionais, José Múcio Monteiro, foi escolhido porta-voz do governo para falar sobre o assunto. ''Conhecendo a biografia do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, não acho essa uma declaração parecida com sua história nem que engrandece os brasileiros que o admiram'', afirmou Múcio, que assumiu ontem o ministério.

Múcio repetiu uma antiga declaração de Lula e afirmou que FHC não sabe se comportar como ex-presidente. ''Gosto muito do modelo americano: o ex-presidente não critica quem está na gestão. Acho [isso] elegante e ajuda o país.''

No final de setembro, Lula deu uma declaração parecida sobre FHC para a Record News. Na ocasião, Lula afirmou que perguntou ao ex-presidente norte-americano Bill Clinton sobre a relação dos democratas com a ação de George W.Bush no Iraque. ''Ele me disse que nos EUA os ex-presidentes não dão palpite em tomadas de posições de atuais presidentes. FHC não soube se comportar. Deu palpite o tempo inteiro'', disse ele na época.

Paulo Henrique Amorim: FHC é racista

O jornalista Paulo Henrique Amorim, que nunca escondeu sua antipatia pelo tucanato, não deixou barato as declarações de FHC. Segundo Amorim, ''Fernando Henrique Cardoso é racista e tem preconceito social...''.

Veja abaixo a íntegra do comentário do jornalista, publicado no site Conversa Afiada:

O ex-Presidente Fernando Henrique Cardoso chamou o Presidente Lula de analfabeto.

. Disse que o Presidente Lula não sabe falar a Língua Portuguesa.

. Como no Brasil, quem é analfabeto é pobre, negro e nordestino...

. E como, no Brasil, quem não sabe usar a Língua Portuguesa é o pobre, o negro e o nordestino, Fernando Henrique Cardoso é racista e tem preconceito social...

. Se ele exprime esses sentimentos, com tanta clareza, porque é um despeitado – como supõe o Ministro Tarso Genro – ou que percebe que vai entrar para a História como uma nota de pé de página do movimento neo-liberal na América Latina, isso pouco importa.

. Como o brigadeiro Eduardo Gomes, FHC é um “marmiteiro”: tem horror de pobre.

. Não importa que essa manifestação racista seja prejudicial aos tucanos nas próximas batalhas eleitorais.

. Na verdade, não é.

. Nas batalhas eleitorais, FHC é um zero à esquerda.

. FHC acaba de fazer o que Raymundo Faoro chamava de “viagem redonda”.

. FHC começou como intelectual marxista, que estudava o negro no Brasil Meridional, para encerrar a vida pública na extrema direita, berço provável de sua carreira.

. O Conversa Afiada encaminhou aos presidentes do PSDB Eduardo Azeredo, Tasso Jereissati e Sérgio Guerra, ao líder no Senado Arthur Virgílio e o líder na Câmara Antônio Carlos Pannunzio, ao ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin e aos candidatos à Presidência da República José Serra e Aécio Neves a seguinte pergunta:

O senhor subscreve a declaração de Fernando Henrique Cardoso, que chamou o Presidente Lula de analfabeto?

Em tempo: o racismo de FHC pode ter uma explicação. É tirar o foco da denúncia contra o mensalão tucano. É mais ou menos como arrancar o dedão do pé para se livrar de um espinho.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão