FOLHA: LEWANDOWSKI AFIRMA QUE "IMPRENSA ACUOU O SUPREMO"


A capa: enganadora ou enganada?

''A imprensa acuou o Supremo'' e ''todo mundo votou com a faca no pescoço'', teria afirmado o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Ricardo Lewandowski, em telefonema particular ''inteiramente testemunhado'' pelo jornal Folha de S.Paulo, que fez da afirmação a sua manchete desta quinta-feira (30). Não se sabe se Lewandowski foi vítima pela segunda vez de um procedimento jornalístico eticamente duvidoso (na quinta-feira da semana passada foi O Globo que se valeu de fotos para ler e-mails particulares do ministro), ou se tirou partido da ''gana paparazza'' da mídia para tornar público o que pensa.

Por Bernardo Joffily

Conforme a Folha, Lewandowski conversava com um interlocutor não identificado, de nome ''Marcelo'', sobre o resultado do julgamento que aceitou as denúncias contra os 40 acusados no Caso ''Mensalão''. O ministro teria dito também que ''a tendência era amaciar para o Dirceu''.

''Você não tenha dúvida''

O telefonema ocorreu por volta das 21h35 de terça-feira (28). Lewandowski jantava, acompanhado, no recém-inaugurado restaurante Expand Wine Store by Piantella, na Asa Sul, em Brasília. Conforme a Folha, a repórter Vera Magalhães, que assina a matéria, estava no jardim externo do restaurante e ouviu a conversa do ministro ao celular.

''Na conversa de cerca de dez minutos com Marcelo, opinou que a decisão da Corte poderia ter sido diferente, não fosse a exposição dos diálogos. 'Você não tenha dúvida', repetiu em seguidas ocasiões ao longo da conversa'', segundo relata a repórter.

O jornal recorda que ''Lewandowski foi o único a divergir do relator, Joaquim Barbosa, quanto à imputação do crime de formação de quadrilha para o ex-ministro da Casa Civil e deputado cassado José Dirceu''. A matéria especifica que ''Enrique Ricardo Lewandowski, 58, foi o quinto ministro do STF nomeado por Lula, em fevereiro do ano passado''. Uma nota ao lado, lembra ainda que a ''primeira-dama é amiga da mãe de Lewandowski'', dando a entender que Marisa, a mulher de Lula, teria tido influência na escolha.

Novo capítulo da pressão

A manchete da Folha de S.Paulo, depois daquela do Globo, dá a medida de como será o comportamento da mídia nos longos meses que se seguirão, de julgamento do processo no Supremo. Em seu principal editorial do dia, a mesma Folha, obtida a inclusão dos 40 ''quadrilheiros'' como réus, passa ao capítulo seguinte da cadeia de pressões.

Para o editorialista, ''a mais imediata preocupação'' agora é uma oitiva ''ágil'', para acelerar o julgamento, embora reconheça contristada que ''existe a expectativa de que ele se prolongue por mais de dois anos''. Transmite também o que julga ser a tarefa do procurador-geral da República: ''demonstrar de modo irrefutável os elos da cadeia de comando'' que ligariam ''chefes do calibre de José Dirceu'' aos ''operadores materiais dos delitos do mensalão, de maneira a instruir uma eventual condenação''.

Fonte: Portal Vermelho - PCdoB

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão