ECONOMIA SOLIDÁRIA BAIANA É DESTAQUE NO NORDESTE

7 DE JUNHO DE 2007 - 03h15

Exemplo de empreendimento popular bem sucedido, a Coopercapoeira – que faz parte do pólo de Capoeira de Lauro de Freitas – empolgou os participantes da solenidade de abertura do Seminário Economia Solidária: Caminhos e Desafios para uma Política Pública Estadual, nesta quarta-feira (6/6), com sua Orquestra de Berimbau. A apresentação do Hino Nacional e de algumas músicas do ritual dos capoeiristas, sob a regência do maestro Fred Dantas, emocionou um dos principais expositores do evento, o secretário Nacional de Economia Solidária, professor Paul Singer.

Um dos objetivos do encontro – realizado no auditório da Secretaria de Infra-Estrutura - foi tornar pública a criação, na reforma administrativa do governo Jaques Wagner, da Superintendência de Economia Solidária (Sesol), que faz parte da estrutura da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e representou o reconhecimento à importância do segmento da economia solidária no Estado. De acordo com o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Nilton Vasconcelos, no censo em 2005 foram mapeados mais de mil empreendimentos na Bahia, um número expressivo.

Em nome do Governo Federal, o professor Paul Singer saudou todas as pessoas presentes e afirmou: “Estou ultra-comovido com o espetáculo dessa orquestra”. Paul Singer disse que quase metade dos empreendimentos de economia solidária do País está na região Nordeste, conforme o censo, e a Bahia figurava como o maior número. Ao fazer a palestra sobre A Política Nacional de Economia Solidária, ele pontuou que, tanto em nível nacional quanto nos estados e municípios, a política para o segmento é pautada pela realidade social. “Cabe a nós, acadêmicos, teorizar porque nossas políticas públicas precisam ter base científica”, explicou.

A economia solidária é composta por pequenas revoluções que homens e mulheres trabalhadores realizam em suas vidas, disse. A importância da atuação em rede foi ilustrada com o exemplo da Justa Trama, cadeia produtiva solidária do algodão agroecológico. A atividade envolve desde o cultivo de algodão orgânico na região Nordeste até a área de confecção no Sul do País.

De acordo com o professor, a Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes) está com 560 agentes de Desenvolvimento Local em todos os estados do País, contribuindo nesse processo revolucionário dos movimentos de economia solidária. Fundador de uma incubadora tecnológica de cooperativa popular (ITCP), na Universidade de São Paulo, Singer concluiu afirmando que essa realidade emocionante traduz a emancipação individual e coletiva dos empreendedores solidários.

Ente novo no Estado

O secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Nilton Vasconcelos, lembrou que a ação da Setre no setor se dá ao lado do movimento de economia solidária, que é vivo, dinâmico e apresenta sugestões para a elaboração das políticas públicas. Vasconcelos disse que a Sesol é um ente novo no Estado e compõe um espaço específico, pois a política anterior da Secretaria era mais voltada para a qualificação profissional e intermediação ao trabalho.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Setre

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão