Governo do Estado autoriza licitação para construção de frigorífico e abatedouro em Riacho de Santana
Tiago Dantas / Seagri
O Governo do Estado deu o primeiro passo para a construção de frigorífico e abatedouro no município de Riacho de Santana, no sudoeste baiano, através da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri). A autorização da licitação para realização das obras, com investimento de mais de R$3,3 milhões, foi dada pelo governador Jerônimo Rodrigues neste sábado (20), em Riacho de Santana.
Representando
o secretário da Seagri, Vivaldo Góis, o diretor de Desenvolvimento da
Agricultura da pasta, Assis Pinheiro Filho, destacou que o projeto beneficia
também outros nove municípios, com capacidade de abate de 1 mil aves por dia.
"O abatedouro e frigorífico vai oferecer uma estrutura melhor para os
produtores de aves, que poderão comercializar os produtos com mais conforto e
segurança sanitária, contribuindo também para estimular a geração de emprego e
renda para a população", declarou Pinheiro Filho.
O
governador Jerônimo Rodrigues ressaltou que o pacote de medidas tem como
intuito promover o desenvolvimento dos municípios e melhorar as condições de
vida dos cidadãos. "Estamos aqui junto ao município para levar esses
benefícios à população, fazendo com que os cidadãos tenham cada vez mais acesso
aos serviços públicos de qualidade", salientou.
A
iniciativa conta com recursos do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
Os recursos serão destinados à execução das obras estruturais e à aquisição dos
equipamentos da unidade, que terá capacidade para processar 25 mil aves por mês
e irá oferecer melhores condições de processamento da produção, fortalecendo a
cadeia produtiva local.
Demais
benefícios
O pacote
de entregas também envolveu a ampliação e modernização do Colégio Estadual de
Tempo Integral Sinésio Costa; a pavimentação da travessia urbana da BA-430; a
Cozinha Comunitária Municipal; novos sistemas de abastecimento de água;
pavimentação em paralelepípedo; requalificação de unidades de
beneficiamento de mandioca e de mel. Além disso, o município ganhou novas
ambulâncias, carros administrativos, ônibus escolares, equipamentos para
Unidades Básicas de Saúde (UBS), equipamentos e mobiliários para o hospital
municipal, trator e caixas d’água.
As
melhorias incluem ainda a autorização da pavimentação dos trechos entre a
BR-430 e os povoados de Santa Rita e Santana; da construção da cobertura de
feiras livres; licitação de uma unidade Proinfância; programa de apoio às
Escolas-Família; e construção de passagem molhada nas comunidades de Serra I e
Barreiro do Grama.
Fonte
Ascom /
Seagri

Comentários