CASARÃO DE DONA DEDÉ REÚNE CULTURA E HISTÓRIA
MERECE UMA VISITA
O Memorial Casa de Dona Dedé, casarão histórico, construído no final século XIX, após uma promessa do tenente coronel José Pereira (Coronel Zequinha) feita a sua esposa, serve, atualmente, como biblioteca e centro de documentação da cidade de Guanambi. A história da família Pereira Martins encanta quem visita o casarão. Móveis, objetos da época de sua construção e todos os detalhes contam histórias sobre a vida dos ex-moradores e trazem lembranças da história de Guanambi.
Com a morte do Coronel Zequinha, a casa ficou para a sua filha, Deolinda Pereira Martins, conhecida na cidade como Dona Dedé, e casada com o Major Helvécio Rufino de Oliveira Martins, nomeado prefeito de Guanambi de 1933 a 1936.
A casa de estilo neoclássico, com 510 metros quadrados de área construída, localizada na Rua Manoel Vitorino, às margens do Rio Carnaíba de Dentro, chama a atenção pela beleza e pelos detalhes. Em sua fachada principal, possui uma porta central com 4 janelas de cada lado e em sua fachada lateral possui ainda 9 janelas. Ao fundo, há uma varanda e, no quintal, funciona um aconchegante café, que oferece em seu cardápio tortas doces, massas, chocolate quente, sanduíches naturais, saladas, sucos e várias outras opções.
Rua Manoel Vitorino, Centro
SERVIÇO: Funciona de terça a sexta, das14 às 20 horas. (entrada gratuita)
TEXTO: Jornal Popular - Fotos: Dimas Campos