Bahia transfere capital para Cachoeira e inicia celebrações do 2 de Julho
Foto: Joá Souza/GOVBA
Pela primeira vez na história, Executivo, Legislativo e Judiciário mudam sedes juntos
Nesta quinta-feira (25), a cidade de Cachoeira, no Recôncavo, tornou-se simbolicamente a capital da Bahia. Essa transferência temporária acontece há 19 anos para homenagear a importância histórica do município na Independência do Brasil. Foi em Cachoeira que, em 25 de junho de 1822, a população iniciou os primeiros confrontos contra as tropas portuguesas que garantiram a emancipação do país e culminaram em 2 de Julho.
"É o
quarto ano meu no governo e quatro anos aqui simbolizando a transferência do
governo, demarcando, portanto, o momento em que a gente começou a caminhada
pela Independência do Brasil na Bahia", destacou o governador Jerônimo
Rodrigues ao lado do vice-governador Geraldo Júnior e da primeira-dama Tatiana
Velloso, que recebeu o título de cidadã cachoeirana. Ele celebrou a união
institucional da data, que também contou com a presença inédita de outros
poderes estaduais.
O
secretário da Cultura, Bruno Monteiro, celebrou o momento e destacou o
crescente destaque das comemorações: “nós temos aumentado a visibilidade desses
temas no sistema de educação, especialmente em parceria com o programa da
Secretaria de Educação, Rotas da Independência, no qual cada uma das cidades
que têm o acontecimento ligado à Independência do Brasil recebe atividades festivas
e cívicas. E o envolvimento cada vez maior das instituições, o Poder
Judiciário, o Ministério Público, a Assembleia Legislativa, denotam a
importância crescente que esse fato tem para a história da Bahia e do Brasil”,
finalizou o gestor da pasta.
O mestre
em História pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRN), Fábio
Batista Pereira, reforçou que o 25 de Junho é uma data marcante para este
território. "É uma data do povo de Cachoeira, do povo de São Félix, mas
acima de tudo do povo do Recôncavo", explicou, lembrando que Cachoeira
rompeu com Portugal aclamando o príncipe regente.
União dos Poderes
Pela
primeira vez, os poderes Judiciário e Legislativo da Bahia vão transferir
simbolicamente suas sedes para Cachoeira. A presidente da Assembleia Legislativa
da Bahia, Ivana Bastos, exaltou a integração inédita: "A Assembleia hoje
se une ao Tribunal de Justiça e ao Governo do Estado. São os três poderes aqui
em Cachoeira, reverenciando a força do Recôncavo, a força desse povo".
O
presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, José Rotondano, também marcou
presença e ressaltou que a iniciativa cumpre a missão de aproximar a
instituição dos cidadãos. "O Poder Executivo já fazia isso e eu propus à
presidente da Assembleia Legislativa que nos uníssemos para trazermos a sede
dos nossos poderes para Cachoeira, em reverência à história", declarou.
Ao final
da Sessão Solene no Anexo da Câmara de Vereadores, montado para a cerimônia, a
placa de transferência dos Três Poderes foi descerrada no palco, encerrando o evento
com um hino de Cachoeira, uma homenagem a cidade que teve papel ativo na
expulsão definitiva das tropas portuguesas em 1823.
Repórter:
Dandara Amorim/GOVBA
_0.jpg)
_0.jpg)
.jpg)
.jpg)
Comentários