Câmara aprova criação da Universidade Federal do Esporte, projeto do MEsp lançado por Lula em 2025

 

                                                       Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados


Proposta estruturante do governo do Brasil consolida o esporte como política de Estado e o texto agora segue agora para o Senado

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (10), o Projeto de Lei nº 6133/2025, que cria a Universidade Federal do Esporte (UFEsporte), iniciativa do Ministério do Esporte lançada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em novembro de 2025. A proposta, que representa um marco para o fortalecimento da ciência e da gestão esportiva no Brasil, segue agora para análise do Senado Federal.

Com sede em Brasília e possibilidade de abertura futura de campi em outros estados, a UFEsporte será a primeira universidade pública das Américas dedicada exclusivamente ao esporte. A instituição vai atuar na formação acadêmica, na produção científica, na inovação e no fortalecimento das políticas públicas do setor.

O projeto foi encaminhado ao Congresso Nacional em novembro de 2025 e integra um conjunto de medidas estruturantes do governo federal para consolidar o esporte como política de Estado.

O líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães, ressaltou que a iniciativa atende a uma demanda histórica do setor. “Todos os esportistas brasileiros pedem que essa universidade exista, inclusive como formadora de atletas e de diretrizes para o esporte brasileiro nas suas variadas modalidades”, disse.

Para o ministro do Esporte, André Fufuca, a aprovação na Câmara representa um passo decisivo para alavancar o Brasil no campo esportivo.

“A Universidade Federal do Esporte vai colocar o Brasil em um novo patamar. Trata-se de um investimento estrutural e permanente, que fortalece a formação de atletas, professores, pesquisadores e gestores, amplia a base esportiva e consolida o esporte como política de Estado. Com a UFEsporte, o Brasil passa a liderar, nas Américas, a formação acadêmica dedicada ao esporte”, afirmou o ministro André Fufuca.

Pública, gratuita e inclusiva, a UFEsporte resulta de parceria entre o Ministério do Esporte e o Ministério da Educação (MEC). O estatuto da nova autarquia definirá sua estrutura organizacional, observando o princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. A instituição poderá adotar formas alternativas de ingresso e estratégias de atendimento e fomento, respeitadas as normas de inclusão e de cotas.

A universidade contará com bens móveis e imóveis da União destinados para sua instalação, além de receitas provenientes de convênios, acordos e contratos com entidades e organismos nacionais e internacionais. Parte da arrecadação de apostas de quota fixa poderá ser direcionada pelo Ministério do Esporte para apoiar a instituição.

O texto prevê que o governo federal nomeará reitor e vice-reitor temporários até que a universidade esteja organizada conforme seu estatuto. Em até 180 dias após a nomeação, a instituição deverá encaminhar ao MEC as propostas de estatuto e regimento geral. Após autorização em lei orçamentária, poderão ser realizados concursos públicos para professores do magistério superior e técnicos-administrativos.

Gestão esportiva, Educação Física e outros cursos

A UFEsporte oferecerá cursos de graduação, tecnólogos e pós-graduação em áreas como Gestão Esportiva, Educação Física, Fisiologia do Exercício, Ciência do Treinamento Esportivo, Psicologia do Esporte, Nutrição Esportiva, Medicina do Esporte, Fisioterapia Esportiva, Direito Esportivo, Tecnologia e Análise de Dados no Esporte, Comunicação e Mídias do Esporte, Gestão de Políticas Públicas do Esporte, Esporte Paralímpico e Inclusão, entre outras.

A estrutura prevê ainda centros de pesquisa aplicada e laboratórios voltados à inovação, com atuação em biomecânica, análise de desempenho, tecnologia esportiva e saúde. A universidade também promoverá seminários, congressos e ações de extensão em parceria com escolas, projetos esportivos e comunidades.

Durante a cerimônia de envio do projeto ao Congresso Nacional, realizada no Palácio do Planalto em 27 de novembro de 2025, o presidente Lula destacou a universidade como instrumento de transformação social e de ampliação de oportunidades, ao associar educação, esporte e desenvolvimento.

Com atuação nacional e articulação interfederativa, a UFEsporte deverá integrar governo federal, estados, municípios, centros de treinamento, clubes, entidades esportivas e organizações da sociedade civil. O fortalecimento do paradesporto e das políticas de inclusão também integra a concepção da universidade, ampliando a formação de profissionais capacitados para atuar nesse segmento.

Assessoria de Comunicação - Ministério do Esporte


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CASARÃO DE DONA DEDÉ REÚNE CULTURA E HISTÓRIA

Trecho do Livro do Padre João Baptista Zecchin: O Ipê e o Amigo