NOTA DE PESAR - Inácio Paz Lira Júnior (Coronel Lira)

 


A Prefeitura de Guanambi manifesta profundo pesar pelo falecimento do ex-secretário de Planejamento, Inácio Paz Lira Júnior (Coronel Lira), aos 64 anos, ocorrido nesta quinta-feira, 8 de janeiro, vítima de um acidente automobilístico na BA-263, no trecho entre Itapetinga e Vitória da Conquista.


Além da carreira na segurança pública, Lira Júnior ocupou funções na administração municipal de Guanambi. Entre 2021 e 2023, esteve à frente da Secretaria Municipal de Planejamento na gestão do prefeito Nilo Coelho, chegando a responder interinamente pela Secretaria de Saúde, sempre com perfil proativo, operacional e dinâmico.

 

Neste momento de dor e consternação, a Prefeitura de Guanambi se solidariza com os familiares, amigos e admiradores de Coronel Lira, desejando conforto e força a todos diante dessa perda irreparável.

 

TRAJETÓRIA – Coronel Lira iniciou sua carreira militar quando ingressou no Curso de Formação de Oficiais da PM, em 1982. Graduou-se em Direito e Administração de Empresas pela Universidade Católica do Salvador e em Educação Física pela Escola de Educação Física da Polícia Militar de São Paulo. Em 2008, fez pós-graduação em Segurança Pública, curso fruto de uma parceria da PMBA com a Universidade do Estado da Bahia (Uneb). Foi Ajudante de Ordens do ex-governador Nilo Coelho no Governo da Bahia.

 

Foi o fundador da antiga CAESG (atual Cipe Sudoeste) e idealizador e fundador do 17º Batalhão de Polícia Militar. Após vasta carreira na Polícia Militar, foi para a reserva em 2018, com 38 anos de serviço na corporação. Na ocasião, o coronel atuava no Comando Regional de Policiamento do Sudoeste e já havia trabalhado em cidades como Ipiaú, Itapetinga, Macaúbas, Itabuna, Juazeiro, Barreiras e Luís Eduardo Magalhães.

 

Mais recentemente, foi coordenador logístico da campanha de Nal Azevedo e trabalhava como consultor para várias prefeituras da região e do Sul da Bahia. Também foi assessor do gabinete de Felipe Duarte nos dois primeiros anos de mandato e atuava como professor no Curso de Formação de Soldados.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CASARÃO DE DONA DEDÉ REÚNE CULTURA E HISTÓRIA

A história e a situação atual do Terminal Rodoviário de Guanambi

Trecho do Livro do Padre João Baptista Zecchin: O Ipê e o Amigo