ICMBio: Postagem do Instituto Chico Mendes no Instagram é campeã de engajamento nas redes sociais entre órgãos governamentais

 

             Ousado, onça-pintada protagonista do vídeo campeão em engajamento nas redes sociais entre órgãos                                                                     governamentais - Foto: Rogério de Paula

Segundo a plataforma Social Media Gov, que monitora perfis de todos os órgãos públicos do país, o vídeo do Ousado é o líder do ano

Um vídeo produzido pelo Instituto Chico Mendes, com imagens da onça Ousado atacando um jacaré no Pantanal, gerou no Instagram do ICMBio mais de 4.700 comentários, 800 mil curtidas e foi exibido mais de 9,2 milhões de vezes desde sua publicação, em fevereiro deste ano. 

Essas estatísticas renderam à postagem o título de campeã do ano entre todos os órgãos públicos do Brasil, das esferas federal, estadual e municipal, dos poderes legislativo, judiciário e executivo. O resultado foi anunciado durante o evento Redes na Estrada, voltado para comunicadores públicos, realizado em Brasília nos dias 21 e 22 de novembro. 

O levantamento de engajamento, visualizações e comentários é realizado pela Social Media Gov, uma plataforma de inteligência e benchmarketing que auxilia instituições públicas a criar, analisar e planejar seus conteúdos e estratégias de comunicação para redes sociais. O Diretor Executivo da Social Media Gov, Rodrigo Abella, afirma que a comunicação pública efetiva e transparente, que ouve e dialoga, é a porta de entrada para transformar a gestão pública, melhorar serviços, disseminar informações de interesse público, combater as fake news, aumentar a confiança do cidadão nas instituições e, por consequência, fortalecer a democracia. “Essa postagem realmente despertou o interesse do público, tendo dez vezes mais interações que a segunda postagem de destaque do ICMBio, sobre o gato-palheiro”, afirma Abella. 

Para o Coordenador de Comunicação Social do Instituto Chico Mendes, Ricardo Peng, o trabalho com redes sociais é uma das prioridades da gestão. “A conservação da biodiversidade brasileira depende do engajamento e apoio da população. As redes sociais são ótimas ferramentas para disseminar conceitos e informações”, afirma Peng. 

O post líder de audiência do ano é fruto do trabalho conjunto da equipe da Coordenação de Comunicação Social do Instituto Chico Mendes (CCOM). As imagens foram captadas pelo casal de turistas espanhóis Imma Canyada e José Garcia, no Parque Estadual Encontro das Águas, em Porto Jofre, no Mato Grosso. Para a produção do reel, a equipe da CCOM apurou as informações e confirmou com o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros que a onça que aparece no vídeo é Ousado, uma onça-pintada macho que se destacou nos incêndios do Pantanal em 2020. A produção do roteiro, das legendas e da narração com auxílio de inteligência artificial foi concebida em poucas horas e empolgou a equipe. “Acreditávamos que o conteúdo estava bom, mas o sucesso foi bem acima do que esperávamos. A quantidade de curtidas crescia por segundo, foi uma experiência incrível acompanhar as estatísticas. Comemoramos muito”, finaliza o coordenador da CCOM. 

Veja a postagem no Instagram ou no Facebook. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trecho do Livro do Padre João Baptista Zecchin: O Ipê e o Amigo

Lideranças políticas, ambientais, comunitárias e institucionais aderem ao movimento pela criação da 14ª zona de turismo da Bahia