Uso de nova tecnologia qualifica e agiliza atividades do projeto Quilombo Legal

 

                                                                          Foto: Marta Medeiros
A equipe técnica do Quilombo Legal passou a contar com novos equipamentos, para realizar os levantamentos topográficos e geodésicos georreferenciados nas comunidades quilombolas atendidos pelo projeto. Trata-se de uma iniciativa do Governo do Estado, executada pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR). 

A operação destes novos equipamentos, com elevada precisão e em conformidade com as normas exigidas, teve início nesta quarta-feira (28), na comunidade quilombola de Prevenido, localizada no município de América Dourada. São receptores e coletoras GNSS – RTK (Sistema Global de Navegação por Satélite Cinemático em Tempo Real), utilizando o método RTPPP (Posicionamento por Ponto Preciso em Tempo Real), que irá assegurar a execução eficiente e precisa das atividades previstas no projeto Quilombo Legal.  

Sobre o Projeto

O Quilombo Legal é um projeto executado pela CAR, em parceria com a Superintendência de Desenvolvimento Agrário (SDA), ambos vinculados à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e com o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). Busca concretizar a regularização ambiental e fundiária de comunidades remanescentes de quilombos pela Bahia. 

A ação viabiliza, para as famílias atendidas, a documentação dessas áreas já reconhecidas anteriormente como quilombolas e oportuniza o acesso a outras políticas públicas, a exemplo do crédito rural. Assim, possibilita melhores condições de trabalho e geração de renda nessas comunidades.

Fonte: Ascom/CAR

Comentários