Situação dos recursos hídricos da Bacia do Rio Carinhanha é debatida em encontro na Bahia


Durante o evento serão expostos os resultados de estudos realizados na bacia e discutidas melhorias na gestão dos recursos hídricos da região


Carinhanha (BA) – Nos dias 3 e 4 de setembro, das 9h às 17h30, pesquisadores em geociências do Serviço Geológico do Brasil (SGB) apresentarão o cenário sobre os recursos hídricos da região. O evento “Gestão dos Recursos Hídricos na Bacia do Rio Carinhanha: construção conjunta com os usuários e sociedade" é uma iniciativa do Serviço Geológico do Brasil e Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e contará com a participação de usuários e de órgãos gestores estaduais de recursos hídricos. O encontro ocorrerá no Auditório da Câmara Municipal de Carinhanha, na Praça Deputado Henrique Brito, nº 1.
 

O objetivo é promover o intercâmbio entre os diversos órgãos que atuam na gestão da Bacia, conhecer as diferentes visões e perspectivas e construir caminhos sustentáveis para a gestão integrada dos recursos hídricos.
 

No primeiro dia, a pesquisadora em geociências do SGB e coordenadora do projeto, Viviane Cunha, falará sobre a síntese dos estudos desenvolvidos na Bacia do Rio Carinhanha. Após as apresentações, será realizada uma discussão voltada para o tema Gestão dos Recursos Hídricos, mediada pelos pesquisadores em geociências do SGB Roberto Kirchheim e Camila Mattiuzi.
 

Na quarta-feira (4), será a vez do coordenador-executivo da Divisão de Hidrologia Aplicada do Departamento de Hidrologia e Gestão Territorial do SGB, Éber José de Andrade Pinto, fazer uma palestra acerca das considerações sobre as chuvas, vazões, recarga, armazenamento e o uso da água na bacia.
 

Em seguida, o pesquisador em geociências Thiago de Paula – coordenador do projeto e coordenador-executivo da Divisão de Hidrogeologia e Exploração – fará considerações sobre as águas subterrâneas no Sistema Aquífero Urucuia, presente na bacia do rio Carinhanha. Por fim, será debatido o que as novas tecnologias têm mostrado sobre as águas subterrâneas na Bacia do Rio Carinhanha.
 

O encontro conta ainda com o apoio do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA) e do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM).
 

A bacia do Carinhanha faz parte da margem esquerda do Alto Rio São Francisco e é constituída por dois importantes rios perenes de domínio da União: os rios Itaguari e Carinhanha. É uma região onde ocorre forte interação entre as águas superficiais e subterrâneas, devido à presença do Sistema Aquífero Urucuia, responsável pela perenidade desses rios e afluentes. Por causa de sua localização, essa bacia comporta um cenário de gestão singular, em que os mananciais de águas superficiais e subterrâneas conectados e interdependentes entre si são geridos por três diferentes órgãos, de forma independente: o INEMA (Bahia), o IGAM (Minas Gerais) e a ANA (União).
 

A iniciativa beneficia também os municípios baianos de Coribe, Cocos e Feira da Mata. E por Minas Gerais: Bonito de Minas, Chapada Gaúcha, Cônego Marinho, Formoso, Januária, Montalvânia e Juvenília.
 
SERVIÇO:

Evento: “Gestão dos Recursos Hídricos na Bacia do Rio Carinhanha: construção conjunta com os usuários e sociedade"

Data e horário: 3 e 4 de setembro, das 9h às 17h30.

Endereço: Auditório da Câmara Municipal de Carinhanha, na Praça Deputado Henrique Brito, nº 1.
 

Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trecho do Livro do Padre João Baptista Zecchin: O Ipê e o Amigo

Lideranças políticas, ambientais, comunitárias e institucionais aderem ao movimento pela criação da 14ª zona de turismo da Bahia