Inscrições Rupestres: Os Mistérios da Arte e da Vida no período da Pré-História na Caatinga

 


As pinturas rupestres nas grutas e paredões nos municípios de Caetité, Guanambi, Palmas de Monte Alto, Iuiú, Candiba, Pindaí, Feira da Mata e Paramirim trazem revelações sobre os costumes dos seus moradores pré-históricos.

Existem na região pinturas rupestres tão bonitas e misteriosas que revelam o modo de vida do homem primitivo que viviam da caça e da pesca. A arqueologia moderna está interessada em decifrar os misteriosos desenhos e extrair deles as informações sobre os costumes dos seus autores.

As pinturas coloridas e fantásticas enfatizam os aninais, o que combina com uma alimentação baseada na caça. Também temos representações do sol e da lua, bem como temos mistério nas pinturas rupestres das grutas da Moita dos Porcos “Toca do Tapuia” (Brejinho das Ametistas) e da Fazenda Terra Quebrada na comunidade da Vargem na zona rural do município de Caetité. Segundo os estudiosos e pesquisadores, as pinturas mais antigas têm 6 mil anos e as mais novas, 2 mil anos. Estas inscrições num paredão de pedra, em plena caatinga, em forma de hieróglifos, como os dos antigos egípcios, podem representar uma forma de escrita ou um calendário astronômico. Segundo os estudiosos, o mais provável é que os símbolos tenham significado religioso.

A surpresa também se revela nas pinturas descobertas pelo Blog do Latinha nos sítios arqueológicos na região do Baixio em Guanambi. Pintura parecida com a hélice das turbinas eólicas e outra comparada com as pinturas dos corpos dos índios da selva amazônica.

As pinturas com uso de cores variadas estão bem representadas nos sítios arqueológicos da Pedra do Índio em Guanambi, do Morrote das Pinturas em Palmas de Monte Alto e nos paredões do município de Paramirim (Sítio Arqueológico Campo do Pequizeiro).

As grafias dos homens pré-históricos são verdadeiras obras-primas feitas pelos povos nômades, coletores e caçadores, que representam sinais de comunicação, símbolos e mensagens – a arte das cavernas.

As belezas das pinturas rupestres do sertão são fontes de estudos e pesquisas dos arqueólogos e antropólogos de vários estados do país e na implantação da 14ª Zona Turística da Bahia ‘Caminhos da Caatinga” teremos importantes circuitos de sítios arqueológicos.

MOITA DOS PORCOS EM BREJINHO DAS AMETISTAS - CAETITÉ


Fazenda Terra Quebrada na comunidade da Vargem na zona rural do município de Caetité





PEDRA DO ÍNDIO EM GUANAMBI





MORROTE DAS PINTURAS EM PALMAS DE MONTE ALTO




JARDIM SUSPENSO DA BABILÔNIA EM GUANAMBI






Sítio Arqueológico Campo do Pequizeiro em Paramirim








SÍTIO ARQUEOLÓGICO DO IUIÚ



SÍTIO ARQUEOLÓGICO TOCA DO ÍNDIO EM CANDIBA - BR-122





SÍTIO ARQUEOLÓGICO DA AVENIDA WALDIR PIRES EM GUANAMBI



SÍTIO ARQUEOLÓGICO LAGOA DO PERIPERI EM PINDAÍ






O Sítio Arqueológico e a Arte Rupestre na Serra do Ramalho 

em Feira da Mata







SÍTIO ARQUEOLÓGICO MORROTE DO PAJEÚ EM GUANAMBI






SÍTIOS ARQUEOLÓGICOS NA REGIÃO DO BAIXIO EM GUANAMBI



Pintura parecida com a hélice das turbinas eólicas e as pinturas dos corpos dos índios da selva amazônica.


Arqueólogo Willian Leal.


                                          Geógrafo e Arqueólogo Magno Santos.







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão