I REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO GESTOR DO PESMA E REVISSMA 2023 EM GUANAMBI

 


No dia 28, no Campus da UFBA em Guanambi, aconteceu a I Reunião Ordinária Conjunta dos Conselhos Gestores do PESMA (Parque Estadual da Serra dos Montes Altos) e REVISSMA (Refúgio de Vida Silvestre da Serra dos Montes Altos) 2023 com a participação de representações das prefeituras, secretarias municipais de meio ambiente e agricultura, instituições públicas, sociedade civil e o setor empresarial dos municípios de Palmas de Monte Alto, Sebastião Laranjeiras, Guanambi, Pindaí, Candiba e Urandi (IFBaino, UniFG, Codevasf, 106 FM, Embasa, ZZPhus Consultoria, FISK, Grupo de Jipeiros, Ong OCCEMA, Ong Prisma, Grupo de Amigos da Serra, INEMA Guanambi, INEMA Caetité, entre outras entidades),  bem como da participação do Prefeito de Palmas de Monte Alto Manoel Rubens, Jornalista Vilson Nunes – Rádio FM  e Toninho Lelis (Codevasf/SINPAF).

A reunião aconteceu de forma híbrida e foi coordenada pelos profissionais do INEMA e gestores Luana Paula Marques (PESMA) e Jean Victor Teixeira Pereira (REVISSMA) com a seguinte pauta: discussão e aprovação do Regimento Interno; apresentação SAMGe do PESMA e REVISSMA; informações sobre o formulário do SAR, entre outros temas.

O ambientalista José Carlos Latinha fez uma apresentação sobre o projeto de criação da 14ª Zona Turística da Bahia “Caminhos da Caatinga” e a importância do ecoturismo e da Serra dos Montes Altos no desenvolvimento sustentável regional.


O Prefeito Manoel Rubens uso da palavra para defender o projeto de criação de uma nova zona turística na Bahia, destacando o potencial de turismo dos municípios de Palmas de Monte Alto e Sebastião Laranjeiras e o trabalho conjunto de elaboração do inventário e dos atrativos. Defendeu também a importância da parceria entre os Municípios, o Governo do Estado – INEMA e o Conselho Gestor visando o desenvolvimento local e regional.
















O representante do INEMA – DISUC (Diretoria de Unidades de Conservação e Sustentabilidade), Floriano Soto, fez uma explanação sobre SAMGe (Sistema de Análise e Monitoramento de Gestão), que é uma ferramenta de análise de gestão das unidades de conservação. A Diretoria de Unidades de Conservação tem por finalidade coordenar as ações relacionadas com a criação, a implantação e a gestão das Unidades de Conservação, em consonância com o SEUC, bem como elaborar e implementar os Planos de Manejo.



 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trecho do Livro do Padre João Baptista Zecchin: O Ipê e o Amigo

Lideranças políticas, ambientais, comunitárias e institucionais aderem ao movimento pela criação da 14ª zona de turismo da Bahia