FOLHA DO VALE: Malhadense é homenageada com o prêmio Zumbi e Dandara dos Palmares


O prêmio é o reconhecimento aos serviços prestados pela malhadense na defesa dos interesses das comunidades





Valéria Pôrto. Foto: divulgação

SALVADOR – Valéria Pôrto dos Santos, representante do Quilombo Pau D’arco e Parateca, zona rural de Malhada, foi homenageada com o prêmio Zumbi e Dandara Palmares, no último sábado (26), em um evento realizado pela Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), em Salvador.

O prêmio é o reconhecimento aos serviços prestados pela malhadense na defesa dos interesses das comunidades quilombolas, principalmente, na região, onde ela tem sido uma voz ativa na luta por políticas públicas voltadas à população afro descente.

O evento contou com a presença da secretária Fabya dos Reis Santos, titular da secretária de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), além de outras autoridades e representantes de entidades ligados ao movimento negro na Bahia.

Antes de ser homenageada na capital baiana, Valéria esteve em São Paulo participando do lançamento do livro “Mulheres Quilombolas”,  obra tem a coordenação da filósofa, feminista negra, escritora e acadêmica brasileira, Djamila Ribeiro. Valéria tem uma participação textual no livro.

Ela explicou que o ‘aquilombar-se’ é importante para combater o racismo no Brasil. “O aquilombamento é um processo de retomada do nosso povo. Aquilombar é mostrar a diversidade e o que nós produzimos. Assim, podemos contribuir para uma sociedade melhor e menos racista”, diz Valéria.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão