Cachoeira da Cotandiba: O mais belo atrativo da Serra dos Montes Altos em Sebastião Laranjeiras

 


 

O Parque Estadual da Serra dos Montes Altos possui dos mais importantes atrativos naturais da região, “A CACHOEIRA DA COTANDIBA”, localizada no município de Sebastião Laranjeiras nas proximidades da Cachoeira da Mandiroba. O visual da cachoeira está entre os mais belos e impressionantes de toda a Serra dos Montes Altos e reserva uma experiência única para quem gosta de trilha radical e aventura.

Chegar na cachoeira é difícil mas é uma aventura que vale a pena. A trilha reserva belas imagens de plantas nativas (orquídeas, mangaba, pequi e outras), rochas e minerais, cachoeiras, piscinas naturais, pegas de animais e um vale com muitos paredões.

Essa trilha é feita dentro do Rio Poções. Mas a estrela do passeio é mesmo a Cachoeira da Cotandiba e o objetivo é chegar até ela! Para isso, antes de mais nada, será necessário contratar um guia da região e alugar um jeep. A presença do guia é obrigatório e não é permitido o acesso sem acompanhamento profissional nesse passeio.

A trilha até o cachoeira é de aproximadamente 5km e o grau de dificuldade é grande e necessita muitas paradas até o ponto final. Ao chegar na cachoeira, avistamos belas paisagens e uma queda d’água aproximadamente 40 metros de altura, formando um lindo lago natural com muitas plantas nativas e mais um grande desafio na trilha pelo paredão para chegar até a piscina natural. É um dos momentos mágicos que a Serra dos Montes Altos proporciona. O trajeto no percurso do rio levará mais de 2 horas e a cada metro a sensação de chegar próximo à Cachoeira da Cotandiba é ainda melhor.

Este ambiente natural nos proporciona uma visão impressionante e hiptonizante. A força da água da cachoeira depende das chuvas, pois o volume de água aumenta causando um espetáculo Impossível de não se emocionar.



O Blog do Latinha registra fotos e vídeo das belezas da Cachoeira da Cotandiba e a importância do trabalho realizado pela empresa Flamboyant Conteúdo Criativo do guanambiense Matheus Boa Sorte e sua equipe, através dos profissionais Julia Fagundes Abrantes e Rodrigo Freitas, que entre os dias 19 a 24 de Novembro, executaram a primeira etapa do Diagnóstico do Potencial de Turismo de Palmas de Monte Alto e Sebastião Laranjeiras.

O Território Sertão Produtivo tem uma “Chapada Diamantina”, porém, a maioria da população local e regional desconhece as belezas dos “Caminhos do Sertão”, por isso defendemos a criação da 14ª Região de Turismo da Bahia. Assim sendo sugerimos outros municípios que pertencem ao território aderir a este projeto futurista como é o caso de Palmas de Monte Alto e Sebastião Laranjeiras que acreditam no potencial do patrimônio cultural, histórico e ambiental de sua região.

Além da trilha da Cachoeira da Cotandiba, também visitamos diversos atrativos naturais e históricos da oferta de turismo do município de Palmas de Monte Alto: Igreja Nossa Senhora Mãe de Deus e dos Homens e as belas imagens em estilo barroco (1736); Manancial Riacho dos Coqueiros; Estrada Real; Fazenda Três Irmãos e o Casarão; Casarão do Lameirão; Capela Centenária de São Pedro; Cachoeira do Brucunum I e II; Casa de Pedras; Alinhamento; Ruinas da Igreja Nova; Casarão da Cadeia Antiga (1889), Casarão da Intendência Municipal e o bonito Casarão dos Laranjeiras;  Corredeiras do Pé da Serra; Morro da Fazenda Pau do Espinho e o Casarão; Trilhas do Pequi e da Mangaba na Serra.

No município de Sebastião Laranjeiras foram visitados os seguintes atrativos naturais e históricos: Balneário do Lajedo; Poço Azul; Centenário Casarão da Câmara Municipal (1889); Igreja de Nossa Senhora; Cachoeira da Cotandiba. 


























Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão