Neoenergia Coelba instala primeiros postes de distribuição de energia 100% recicláveis do Brasil


Estruturas foram instaladas na Rua Conde da Castanheira, no Nordeste de Amaralina

Instalação do Poste Ecológico no Nordeste de Amaralina – Crédito: Neoenergia Coelba

Sustentabilidade, consumo consciente e preservação do meio ambiente. Foi seguindo essas diretrizes que a Neoenergia Coelba produziu e instalou os primeiros postes de distribuição de energia 100% recicláveis do Brasil. As duas primeiras estruturas, chamadas de Poste Ecológico, foram implantadas na Rua Conde da Castanheira, no Nordeste de Amaralina, em Salvador.

Os Postes Ecológicos são feitos a partir de resíduos de outros postes retirados da rede, como os em fim de vida útil ou abalroados. Essas estruturas, que seriam transformadas em sucatas, passarão a ser reaproveitadas por completo, desde os agregados, como brita e pó de concreto, até a estrutura metálica.

“Estabelecer um destino adequado aos resíduos provenientes da desativação de postes fez nascer a ideia de ampliar o ciclo de vida dos materiais por meio de sua reutilização no processo de fabricação de novas estruturas. A definição clara de um problema é um excelente combustível para ideias inovadoras” destacou o supervisor de Programação e Controle da Manutenção de Redes e coordenador do Grupo Local de Inovação da Neoenergia Coelba, Willian Thiago Portela.

Para produzir a estrutura 100% reciclada, foi preciso desenvolver uma máquina para separar os componentes dos postes danificados. Este equipamento foi produzido em parceria com a empresa fabricante Electra Pré-Moldados e fica na localidade de Feira de Santana.

O poste antigo é inserido na máquina, que extrai as ferragens, separando também as britas e a areia do cimento. Todos esses materiais são devidamente depositados e utilizados na fabricação do Poste Ecológico.

“Este é um projeto pioneiro dentro da Neoenergia e enxergamos como uma possibilidade real para o futuro da companhia. Foram anos de estudos até chegarmos nesta fórmula e no sucesso da execução do projeto. Agora, pretendemos ampliar a quantidade de Postes Ecológicos na Bahia”, destacou Hércules Campos Oliveira, especialista responsável pelo desenvolvimento do projeto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão