Casa do Mel do município de Tanque Novo recebe certificado do Serviço de Inspeção Municipal

 



Na manhã da última sexta-feira (2), na Câmara de Vereadores do município de Tanque Novo, aconteceu a cerimônia de entrega do certificado do Serviço de Inspeção Municipal S.I.M. ao empreendimento Casa do Mel Luciano Moreira Magalhães – APIS VM.

Na ocasião estiveram presentes apicultores da Fazenda Várzea da Madeira; o prefeito e o secretário municipal de agricultura de Tanque Novo; representantes do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável (CDS) do Alto Sertão; representantes da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR); e o Agente Sócioprodutivo e a Coordenadora de Comercialização Territorial do Centro Público de Economia Solidária (Cesol) Sertão Produtivo.

A apicultura surgiu na região de Várzea da Madeira no ano de 1998, através da Escola Família Agrícola e depois foi sendo difundida pelo município. No ano de 2011, aconteceu um curso, quando foram distribuídas 100 colmeias aos participantes. Luciano Moreira Magalhães foi um grande incentivador e o nome do espaço é uma maneira de homenageá-lo, que hoje se encontra apenas na memória.

Em 2015, a comunidade recebeu a casa do mel com toda a estrutura para a produção. Um grupo de aproximadamente 40 famílias trabalham com a apicultura, gerando renda e contribuindo para a preservação do meio ambiente. O registro é uma maneira de expandirem o escoamento dos produtos através da inserção  em novos mercados.

Esse registro vai nos dá a possibilidade de comercializar nosso mel dentro dos municípios que compõem o território Sertão Produtivo. Vai agregar valor ao nosso produto e dar mais garantia de trabalho e renda às famílias que compõem a Casa do Mel. Vai também estar influenciando muitas pessoas trabalharem com apicultura, garantindo melhor qualidade de vida nos âmbitos sociais, econômicos e ambientais”, destacou Erenildo de Magalhães, responsável pela unidade beneficiamento do mel da Fazenda Várzea da Madeira.

O Cesol Sertão Produtivo é um dos parceiros da Casa do Mel e presta assessoria aos produtores, através da assistência técnica, buscando intermediar ações de formação para os apicultores. Além disso, prioriza incentivar a otimização dos produtos para expansão da comercialização. O Cesol Sertão Produtivo se configura como uma política pública do Governo do Estado, e é gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável Baiano (IDSB).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão