A luta e o sonho pela implantação da Universidade Federal da Serra Geral em Guanambi

  



O presente artigo é uma homenagem a memória do Professor José Luiz Moreira da Silva “Zé Luiz”. O professor faleceu em outubro de 2021 e foi um baluarte na defesa do desenvolvimento de Guanambi, com destaque para a luta pela implantação da Universidade Federal da Serra Geral no município.

No ano de 2005, a Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei Nº 5.717 de autoria do Deputado Federal Nelson Pellegrino (PT-BA), autorizando o Poder Executivo a instituir a Universidade Federal da Serra Geral da Bahia, no Estado da Bahia, com sede e foro no Município de Guanambi.

A iniciativa do projeto de lei do Deputado Nelson Pellegrino pela implantação da Universidade Federal da Serra Geral em Guanambi foi fruto de um processo histórico de luta do saudoso Professor Zé Luiz, através de uma rica mobilização que envolveu as forças políticas da região; abaixo-assinado de personalidades e da população regional; sessão especial na Câmara de Vereadores de Guanambi promovida pela UVERMIG; audiências e plenárias; documentos; artigos nos jornais da região e do Estado; entre outras iniciativas.

A luta do Professor Zé Luiz ainda é um sonho, mas uma semente foi plantação com a criação do Polo da Universidade Federal da Bahia (UFBA), localizado na Av. Deolinda Martins no antigo prédio da Codevasf. 






O Polo da UFBA em Guanambi já formou uma turma com 60 alunos em pós-graduação em Educação Ambiental e atualmente os cursos de Licenciatura em Matemática e Bacharelado em Administração Pública estão em andamento na instituição. É a educação fazendo história em nossa sociedade. Isso significa que Guanambi vai contar com profissionais qualificados para enriquecer o processo de desenvolvimento dos serviços. A semente da esperança da futura Universidade Federal da Serra está plantada e o sonho do Professor Zé Luiz ainda será uma realidade. A luta continua!

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão