23 de jul. de 2022

Em operação conjunta da SSP, Neoenergia Coelba recupera 4 toneladas de cabos de cobre

 

Em operação conjunta realizada pela Secretária de Segurança Pública da Bahia, na quarta-feira (20), A Neoenergia Coelba recuperou quatro toneladas de cabos de cobre, além de 290 quilos de cabos de alumínio, cruzetas, um transformador e equipamentos utilizados em subestações. Avaliados em aproximadamente meio milhão de reais, os materiais foram recolhidos de três estabelecimentos revendedores de sucata, em Salvador.  O inquérito policial já foi instaurado e os proprietários responderão por receptação e venda de produtos furtados.

 

Ao todo 12 profissionais da distribuidora estiveram presentes na Operação Metallis, onde também foi identificada e desativada uma irregularidade no fornecimento de energia em um dos estabelecimentos autuados. O valor da energia elétrica desviada será calculado e a cobrança será feita ao proprietário pela Neoenergia Coelba.

 

Em 2022, o número de casos de interrupções do fornecimento de energia provocados por furto de cabos, em Salvador, é 67% maior que no ano anterior. Em média, os clientes da distribuidora ficaram cerca de 1,7 horas sem o serviço de energia, por conta dessas ações neste ano. Até junho, 276 ocorrências de furto de cabos foram registradas na capital baiana.

 

“O trabalho colaborativo que mantemos com a Secretária de Segurança Pública, atráves das Polícias Civil, Militar e Técnica, tem como principal objetivo garantir a segurança dos baianos. Nos casos relacionados a distribuidora de energia, as autuações combatem as ligações clandestinas, que oferecem risco a população já que são realizadas sem atender aos padrões técnicos; além de garantir a qualidade do fornecimento de energia, que pode ser impactado pelo furto de cabos”, afirma o gerente de segurança da Neoenergia Coelba, Jonathas Lobo.

 

Equipes das Polícias Civil, Militar e Técnica, do Corpo de Bombeiros Militar, da Empresa Baiana de Águas e Saneamento, da CCR Metrô Bahia, de empresas de telefonia, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur), da Guarda Municipal de Salvador, da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), dentre outros, participaram desta operação.

 

Nenhum comentário: