Câmara de Vereadores de Guanambi

Câmara de Vereadores de Guanambi

VEREADORES DE GUANAMBI DEBATEM SOBRE AS DIFICULDADES PARA CONSEGUIR VAGAS EM HOSPITAIS ATRAVÉS DA REGULAÇÃO

 


Entre os temas abordados na sessão ordinária desta segunda-feira (18), um dos principais foi a dificuldade que os pacientes do sistema público de saúde da Bahia têm enfrentado para conseguir transferências para os hospitais do estado. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde da Bahia (Sesab), o tempo médio de espera é de até 72 horas, mas, de acordo com os vereadores, esse tempo é bem maior e tem causado transtornos seríssimos à saúde e até, em casos mais críticos, a morte de quem necessita utilizar a regulação.

Outro assunto que chamou atenção dos edis é que, apesar da queda no número dos quadros críticos causados pela Covid-19 após a aplicação da vacina, o sistema de saúde volta a atender pacientes com doenças ou complicações que não puderam ser tratadas pela complexidade da pandemia, ou seja, haverá uma demanda crescente para a regulação. Foi citado também a construção do novo hospital municipal da cidade e como isso ajudará a diminuir essa espera, já que o município poderá atender seus pacientes sem a necessidade da transferência.

Requerido que a Mesa busque, junto aos deputados estaduais que representam a região, a aquisição de mais UTI’s para o Hospital Geral de Guanambi, já que o mesmo atende não somente Guanambi, mas todas as cidades circunvizinhas. Outra alternativa apresentada pelos edis para tentar sanar a esse transtorno é não se desfazer dos leitos utilizados no tratamento do Covid-19, mas transforma-los para reforçar o atendimento nas UTI’s.

Ainda na Ordem do Dia, foram aprovados: o Projeto de Lei nº 15/2022 de autoria da vereadora Edimíria Paes (Miria Paes). O PL prevê a instalação de equipamentos e brinquedos adaptados para a utilização de crianças com deficiências em locais públicos no município de Guanambi, e as Indicações, ambas de autoria do Vereador Vanilson Flores – Dr. Son, N° 44/2022, que indica que seja realizada a construção de uma ponte ou viaduto para transpor a BR-030 no final da Avenida Dr. Messias Pereira Donato, antiga Avenida Castelo Branco, nas imediações da “Usina de Leite” e o Recreio Tênis Clube, visando garantir a acessibilidade e segurança dos transeuntes que utilizam o local. E a Nº 45/2022, queindica que seja realizada a construção de vestiários com banheiros nos campos de futebol dos Bairros: Alto Caiçara, Lagoinha e Monte Pascoal e no Campo das Algarobas (Ceraíma) e no Estádio do Ribeirão (Morrinhos).

A Tribuna Livre contou a participação da Coordenadora Geral da Universidade Aberta do Brasil – UAB, a senhora Marisela Pi Rocha. Ela agradeceu a Câmara pela aprovação desse Projeto Nº 07/2021, que possibilitou o funcionamento dessa Instituição, fazendo um breve relato dos objetivos, as instituições participantes, os cursos ofertados e como ingressar na UAB. Maiores informações sobre como ingressar, entre em contato através: 77 3452-2326 ou polouab@edu.guanambi.ba.gov.br.

Prestação de contas: Na sessão realizada na segunda-feira (11), os vereadores encaminharam um documento ao Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (DNIT), para remoção dos redutores de velocidade (quebra-molas) existentes na BR-030, saída da cidade de Guanambi (BA) e como resposta a DNIT, por meio da Superintendência Municipal de Trânsito de Guanambi, irá iniciar ainda nesta semana a retirada dos redutores de velocidade instalados

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como funciona o Complexo Aquático Alphaville em Guanambi

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão

ALBA: ÍNTEGRA DISCURSO - GOVERNADOR DO ESTADO DA BAHIA