19 de abr. de 2022

VEREADORES DE GUANAMBI DEBATEM SOBRE AS DIFICULDADES PARA CONSEGUIR VAGAS EM HOSPITAIS ATRAVÉS DA REGULAÇÃO

 


Entre os temas abordados na sessão ordinária desta segunda-feira (18), um dos principais foi a dificuldade que os pacientes do sistema público de saúde da Bahia têm enfrentado para conseguir transferências para os hospitais do estado. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde da Bahia (Sesab), o tempo médio de espera é de até 72 horas, mas, de acordo com os vereadores, esse tempo é bem maior e tem causado transtornos seríssimos à saúde e até, em casos mais críticos, a morte de quem necessita utilizar a regulação.

Outro assunto que chamou atenção dos edis é que, apesar da queda no número dos quadros críticos causados pela Covid-19 após a aplicação da vacina, o sistema de saúde volta a atender pacientes com doenças ou complicações que não puderam ser tratadas pela complexidade da pandemia, ou seja, haverá uma demanda crescente para a regulação. Foi citado também a construção do novo hospital municipal da cidade e como isso ajudará a diminuir essa espera, já que o município poderá atender seus pacientes sem a necessidade da transferência.

Requerido que a Mesa busque, junto aos deputados estaduais que representam a região, a aquisição de mais UTI’s para o Hospital Geral de Guanambi, já que o mesmo atende não somente Guanambi, mas todas as cidades circunvizinhas. Outra alternativa apresentada pelos edis para tentar sanar a esse transtorno é não se desfazer dos leitos utilizados no tratamento do Covid-19, mas transforma-los para reforçar o atendimento nas UTI’s.

Ainda na Ordem do Dia, foram aprovados: o Projeto de Lei nº 15/2022 de autoria da vereadora Edimíria Paes (Miria Paes). O PL prevê a instalação de equipamentos e brinquedos adaptados para a utilização de crianças com deficiências em locais públicos no município de Guanambi, e as Indicações, ambas de autoria do Vereador Vanilson Flores – Dr. Son, N° 44/2022, que indica que seja realizada a construção de uma ponte ou viaduto para transpor a BR-030 no final da Avenida Dr. Messias Pereira Donato, antiga Avenida Castelo Branco, nas imediações da “Usina de Leite” e o Recreio Tênis Clube, visando garantir a acessibilidade e segurança dos transeuntes que utilizam o local. E a Nº 45/2022, queindica que seja realizada a construção de vestiários com banheiros nos campos de futebol dos Bairros: Alto Caiçara, Lagoinha e Monte Pascoal e no Campo das Algarobas (Ceraíma) e no Estádio do Ribeirão (Morrinhos).

A Tribuna Livre contou a participação da Coordenadora Geral da Universidade Aberta do Brasil – UAB, a senhora Marisela Pi Rocha. Ela agradeceu a Câmara pela aprovação desse Projeto Nº 07/2021, que possibilitou o funcionamento dessa Instituição, fazendo um breve relato dos objetivos, as instituições participantes, os cursos ofertados e como ingressar na UAB. Maiores informações sobre como ingressar, entre em contato através: 77 3452-2326 ou polouab@edu.guanambi.ba.gov.br.

Prestação de contas: Na sessão realizada na segunda-feira (11), os vereadores encaminharam um documento ao Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (DNIT), para remoção dos redutores de velocidade (quebra-molas) existentes na BR-030, saída da cidade de Guanambi (BA) e como resposta a DNIT, por meio da Superintendência Municipal de Trânsito de Guanambi, irá iniciar ainda nesta semana a retirada dos redutores de velocidade instalados

 

Nenhum comentário: