Plano Ambiental de Conservação e Uso do Entorno da Barragem de Ceraíma em Guanambi

 




  

No dia 24, na sede da Associação dos Produtores Rurais da Fazenda Baú, aconteceu uma reunião comunitária para apresentação do relatório técnico do Plano Ambiental de Conservação e Uso do Entorno do Reservatório Artificial da Barragem de Ceraíma – PACUERA e Estudo de Médio Impacto (EMI). 

O relatório foi apresentado pela Diretoria de Meio Ambiente da Codevasf em parceria com a empresa especializada PLONUS – Soluções em Engenharia e Meio Ambiente, visando a elaboração de Plano Ambiental de conservação e uso do entorno do reservatório. O estudo foi realizado a pedido do INEMA - Instituto Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos e do Ministério Público Federal – MPF.

Segundo o Presidente da Associação do Baú, Sebastião Batista, “o objetivo da PACUERA é estabelecer a parceria do poder público e a sociedade para garantir o desenvolvimento sustentável da comunidade de Ceraíma, bem como regularizar a ocupação com sustentabilidade ambiental, consumo humano e lazer”.

Os técnicos da Codevasf também fizeram abordagens sobre as etapas do PACUERA, localização da área de estudo, uso e ocupação do solo, zoneamento da área do entorno, área de preservação permanente - APP, zoneamento da APP da Barragem de Ceraíma.

A meta da comunidade do entorno da Barragem de Ceraíma é assegurar o desenvolvimento sustentável e o fortalecimento da agricultura familiar com pequenas irrigações, gerando emprego e renda e assegurando água para o consumo humano, bem como buscar recursos para implementar novos projetos na área de lazer e do turismo.

A reunião contou com as presenças dos representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Guanambi e das várias associações comunitárias do entrono da Barragem de Ceraíma.  

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão