COMPLEXO EÓLICO ALTO SERTÃO III COMEÇA OPERAÇÃO NA BAHIA

 


A primeira fase de operação comercial do Complexo Alto Sertão III, um dos 10 maiores parques eólicos da América Latina, foi finalizada nesta terça-feira, 22. Localizado na Bahia, o complexo coloca em operação um conjunto de 45 aerogeradores, que injetarão 132 MWs no sistema nacional de energia.

Esta fase inicial está distribuída em sete sites e irá operar despachando energia a partir da Subestação Pindaí II da Chesf. A companhia responsável pelo projeto é a Renova Energia. Com investimentos superiores a R$2,5 bilhões, o complexo terá 155 aerogeradores, 4 subestações elevatórias de 34,5 kV para 230 kV e 500 kV e 208 km de linhas de transmissão, distribuídos em 26 projetos, em 6 municípios baianos. São eles: Caetité, Igaporã, Pindaí, Licínio de Almeida, Urandi e Guanambi.

O conjunto irá produzir 432,7 MWs de energia, o suficiente para abastecer entre 900 mil e 1 milhão de residências, segundo o padrão Aneel. A capacidade total deve ser alcançada até o final do primeiro semestre deste ano, quando todos os aerogeradores devem entrar em operação.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão