23 de mar. de 2022

COMPLEXO EÓLICO ALTO SERTÃO III COMEÇA OPERAÇÃO NA BAHIA

 


A primeira fase de operação comercial do Complexo Alto Sertão III, um dos 10 maiores parques eólicos da América Latina, foi finalizada nesta terça-feira, 22. Localizado na Bahia, o complexo coloca em operação um conjunto de 45 aerogeradores, que injetarão 132 MWs no sistema nacional de energia.

Esta fase inicial está distribuída em sete sites e irá operar despachando energia a partir da Subestação Pindaí II da Chesf. A companhia responsável pelo projeto é a Renova Energia. Com investimentos superiores a R$2,5 bilhões, o complexo terá 155 aerogeradores, 4 subestações elevatórias de 34,5 kV para 230 kV e 500 kV e 208 km de linhas de transmissão, distribuídos em 26 projetos, em 6 municípios baianos. São eles: Caetité, Igaporã, Pindaí, Licínio de Almeida, Urandi e Guanambi.

O conjunto irá produzir 432,7 MWs de energia, o suficiente para abastecer entre 900 mil e 1 milhão de residências, segundo o padrão Aneel. A capacidade total deve ser alcançada até o final do primeiro semestre deste ano, quando todos os aerogeradores devem entrar em operação.

 

Nenhum comentário: