PROJETO DE PRESERVAÇÃO E REVITALIZAÇÃO DA LAGOA DE JOÃO AMARAL EM GUANAMBI



Hoje (27), na TV Conexão Guanambi – Programa Bom Dia Com Latinha aconteceu uma entrevista com a estudante do curso de especialização em Educação Ambiental da UFBA – Universidade Federal da Bahia Polo Guanambi, Maria das Graças Pereira Donato, com o tema “Educação Ambiental: Sensibilizar o cidadão para preservação e revitalização da Lagoa de João Amaral”.

Também foi debatido a importância do curso de Educação Ambiental e da criação do Polo da UFBA no contexto local e regional.


Na oportunidade, Graça Donato apresentou o croqui (primeiro esboço do projeto de requalificação e preservação da Lagoa de João Amaral) de autoria da estudante de Arquitetura e Urbanismo da UNIFASC, Gabriela Magalhães Ávila, onde foi destacado o grande potencial urbanístico com ênfase na vertente de criação de mais uma área de lazer, esporte e cultura de Guanambi - Cartão Postal da Cidade!

O projeto propõe a criação de área de vivência, pista de desaceleração, piso intertravado/compartilhado, calçada, ciclovia, linha de desejo, estação infantil, espaço pet e área para feirinhas, entre outros atrativos.


A seguinte apresentamos os estudos do TCC – Trabalho de Conclusão do Curso De Graça Donato.

Educação Ambiental: Sensibilizar o cidadão para preservação e revitalização da Lagoa de João Amaral

 

AUTOR:  Maria das Graças Pereira Donato
ORIENTADOR:  Professor Fábio Vieira

 

OBJETIVOS

 GERAL: Sensibilizar a comunidade local para a preservação da Lagoa de João Amaral em Guanambi-Ba

 ESPECÍFICOS:

      Identificar os principais problemas ambientais que geraram a degradação da Lagoa de João Amaral;

      Sensibilizar o aluno do CEEP em Saúde e Gestão para a necessidade de construção de postura cidadã frente à degradação da Lagoa de João Amaral em Guanambi, Bahia;

      Promover ações de “educomunicação” sobre a necessidade de revitalização da Lagoa de João Amaral.

      Articular a criação de um grupo de atores e representantes de vários segmentos da sociedade para criação de uma comissão comunitária em defesa da Lagoa de João Amaral.

     

METODOLOGIA

 

O presente trabalho envolverá entrevistas, questionários com perguntas abertas, ou seja, a pesquisa será qualitativa.

  • Entrevistas aos moradores do entorno das lagoas de Guanambi;
  • Construção de uma maquete da situação ambiental da Lagoa de João Amaral como parâmetro para sensibilização;
  •  Apresentar o resultado dos trabalhos no Fórum Municipal de Educação, ao Conselho da Cidade, Secretaria de Educação e ao Plano diretor da Cidade;
  • Criação de um canal que socialize e divulgue assuntos de depredação e poluição das lagoas temporárias de Guanambi-Bahia, destacando a Lagoa de João Amaral – Criar uma comissão (cidadãos civis) que defenda a Lagoa de João Amaral.


A Lagoa de João Amaral é um patrimônio do povo e precisa ser preservada.  A legislação ambiental estabelece que é competência do município a preservação da Natureza e a manutenção do equilíbrio ecológico, bem como das fontes e mananciais de água, os recantos naturais de lazer, as áreas com vegetação nativa, os parques turísticos ou reservas da flora e da fauna em extinção.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trecho do Livro do Padre João Baptista Zecchin: O Ipê e o Amigo

Lideranças políticas, ambientais, comunitárias e institucionais aderem ao movimento pela criação da 14ª zona de turismo da Bahia