Prefeitura de Guanambi realizará na próxima quarta (02), o lançamento dos Planos Municipais de Saneamento Básico e Resíduos Sólidos
Será realizado de forma virtual na
próxima quarta-feira (2/06), às 16h, o lançamento do
Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) e do Plano Municipal de Gestão
Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS) de Guanambi. Em função dos protocolos de
enfrentamento da Covid-19, o evento será realizado numa plataforma digital e
será transmitido ao vivo pela conta oficial da Facebook da Prefeitura,
no link: https://www.facebook.com/PrefeituradeGuanambi/
Na audiência, serão debatidas temáticas referentes ao processo sobre esgotamento sanitário, drenagem de água pluviais, abastecimento de água e gestão dos resíduos sólidos. A participação do público, as contribuições e outras manifestações públicas serão registradas no chat da rede social escolhida, e todos os questionamentos serão lidos e respondidos ao longo do evento. Autoridades públicas, representantes da gestão municipal e de órgãos municipais participarão do evento.
Processo
de Elaboração do PMSB/PMGIRS
O Lançamento Público tem por objetivo informar a população sobre o processo de elaboração dos Planos, mobilizando diferentes grupos sociais e seus atores estratégicos para a participação social das etapas previstas, fortalecendo a sociedade para o exercício do controle social com monitoramento e fiscalização do emprego dos recursos público no cumprimento da implementação dos Planos elaborados.
O evento faz parte do Contrato nº
04/2019, onde a Secretaria Estadual de Infraestrutura Hídrica e Saneamento
(Sihs) está financiando os projetos de Guanambi e mais três cidades. A
empresa Saneando Projetos de Engenharia e Consultoria Ltda é a responsável pela
elaboração dos planos nas cidades.
Base legal
O projeto tem como base, a Política Nacional de Saneamento Básico instituída pela Lei nº 11.445/2007 que foi atualizada pela Lei nº 14.026/2020. Essa Política é que prevê o PMSB como um dos instrumentos de planejamento.
E ainda a Lei Estadual nº 12.932/2014 que “institui a Política Estadual de Resíduos Sólidos – PERS, dispondo sobre seus princípios, objetivos, diretrizes e instrumentos, e estabelece normas relativas à gestão e ao gerenciamento integrados de resíduos sólidos, em regime de cooperação com o setor público, o setor empresarial e os demais segmentos da sociedade civil”.
Comentários