A Tarde - Miriam Hermes: Premiação valoriza vida de Anísio Teixeira
Miriam Hermes e Redação | tempopresente@grupoatarde.com.br
Todos os interessados na história da educação no Brasil têm amanhã, dia 26, a oportunidade de valorizar um dos maiores nomes do país nesta área, por meio da sessão de premiação online do livro Breve história da vida e morte de Anísio Teixeira.
A solenidade do prêmio anual será realizada em transmissão ao vivo, a partir das 19 horas, pelo endereço www.abeu.org.br, com participação livre a todos quantos queiram acessar.
O reconhecimento do trabalho ganha uma dimensão maior devido à importância de enfrentamento das adversidades à educação brasileira, com a necessidade de fortalecer a resistência aos ataques a sua estrutura.
Os organizadores da premiação deste ano entendem que esta resistência, na perspectiva de avanços na ação do Estado em prol de seu povo, cabe a todos, daí a importância coletiva da homenagem a Anísio Teixeira.
Compromisso – Para os vencedores do prêmio, provar que o mais importante renovador da educação brasileira foi assassinado pelo mesmo grupo que agora está representado no governo em nosso país não é motivo de júbilo, ou busca de promoção pessoal.
O objetivo seria reafirmar o compromisso com a retomada de uma educação nacional que tenha a democracia como referência básica, em vez de sua demolição, como parte de um projeto de poder estranho aos interesses do país.
Baiano de Caetité, no sudoeste baiano, Anísio Teixeira deixou um legado de conquistas em prol da educação, antes de ter sido encontrado morto, no poço de um elevador, em 1971.
Comentários